Ciência Unesc

Pesquisa alerta para perigo de liberação de elementos tóxicos na queima de madeira tratada com CCA

Pesquisa alerta para perigo de liberação de elementos tóxicos na queima de madeira tratada com CCA
Foto: Divulgação Mais imagens

O comportamento dos diversos materiais é afetado pela temperatura. Pensando nisso a Unesc realizou uma pesquisa com o Eucalyptus citriodora (conhecido popularmente como eucalipto), utilizado como elemento construtivo. O estudo analisou a madeira tratada com CCA (Arsenato de Cobre Cromatado) e a não tratada, durante o processo total ou parcial de queima. “A madeira tratada com CCA apresentou uma liberação maior daqueles elementos (arsênio, cobre e cromo), quando comparada à madeira não tratada”, comentou o professor do curso de Engenharia Civil da Unesc, Marcio Vito. O estudo foi desenvolvido no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

“Este fator pode ser considerado preocupante, uma vez que pequenas quantidades, principalmente de arsênio, podem levar a condições agravantes de saúde”, explicou Vito. O professor explica que a exposição está muito acima do permitido. “Por exemplo, para o caso do arsênio, o máximo de exposição ao ser humano (determinado pela Organização Mundial de Saúde) seria inferior a 0,00001 mg/l e o observado em laboratório foi de 0,881 mg/l, ou seja, 88.100% acima do permitido”, revelou.

O pesquisador explica que a nível mundial o CCA foi substituído por CCB (Óxido Cuproso e Boro), mas que, segundo ele, também é um produto preocupante. “O boro não se adere a madeira como o arsênio, provocando o processo acelerado da sua liberação. Dessa forma em todos os países fica uma lacuna na espera de um produto mais eficaz”, afirmou.

Norma brasileira

A norma brasileira (NBR 10004:2004) determina o uso do CCA como Classe 1 (perigosos) no que se refere à lixiviação (liberação do elemento), mas não especifica a classificação quanto à volatilização (passagem do estado sólido ou líquido para o gasoso). “O que deveria ser considerado, já que em condições de incêndio há grande liberação de fumos, principalmente com o uso em ambientes de grande concentração de pessoas, tal como o ocorrido na cidade de Santa Maria, onde o acidente em janeiro levou a morte mais de 230 vidas por toxidade e mais de 100 foram hospitalizadas com problemas de pneumonia química”, comentou.

CCA

O CCA é o preservativo responsável pelo maior volume de madeira tratada e tem sido utilizado amplamente no mundo inteiro desde a sua descoberta, em 1933, pelo cientista indiano Sonti Kamesan. Os componentes presentes, principalmente arsênio e cromo, são elementos com alta toxicidade e, em vários países, há restrições quanto à sua utilização.

Essas restrições possuem como base a perda dos componentes do CCA ao longo do tempo por lixiviação ou volatilização, acarretando riscos de contaminação ao ser humano e ao meio ambiente. Além dos problemas ambientais e ocupacionais relacionados à produção e utilização da madeira tratada com CCA. Outro desafio é a disposição final dos resíduos gerados após a vida útil, por serem considerados perigosos.

A legislação brasileira impõe que a madeira para uso estrutural passe por tratamentos com preservativos e o processo mais utilizado no Brasil é o tratamento a base de CCA.

Fonte: Secom

16 de abril de 2013 às 14:56
Compartilhar Comente (14)

14 comentários

Aline Simões de Andrade

20 de maio de 2019 às 15:21

Quais exames devem ser feitos para constatar contaminação com CCA?

Nilson

14 de março de 2019 às 15:00

No caso de contaminação ao serrar a madeira devido a alta concentração do produto na madeira. Que tipo de exame médico deve ser realizado para constatar a contaminação do indivíduo?

GERSON CARPES

09 de dezembro de 2018 às 00:56

PODE-SE USAR MADEIRA TRATADA NA QUEIMA PARA CHURRASCO? OBRIGADO

Maiume

02 de dezembro de 2018 às 15:18

Olá, boa tarde eu gostaria de saber se é só na queima da madeira tratada que ela libera substâncias ou só de entrar em contato com ela já é prejudicial? É pq tenho uma casa que foi construída com madeira tratada.

JADER CARDOSO

05 de outubro de 2018 às 12:55

GOSTARIA DE SABER SE EU FOR CERCAR UMA NASCENTE COM OS MOURÕES TRATADOS COM CCA, PODE VIR A CONTAMINAR A NASCENTE???

Alvaro Reche

21 de setembro de 2018 às 19:14

Trabalho com corte de chapa de compensado por laser, e embora haja exaustor no ambiente, permanece um forte cheiro de madeira queimada. Isso pode ser prejudicial a minha saúde? Qual o EPI indicado para essa situação? Tenho direito a Insalubridade?

Helio Marchetto - Engº

17 de agosto de 2018 às 10:47

Bom dia! Quais os risco na utilização do CCA para o ser humano e meio ambiente. Existe algum trabalho que comprove? Obrigado Helio

Nilton de Barros

25 de julho de 2018 às 13:13

Quando fui vistoriador na area de seguros, entrei em um enorme galpão de madeira de pinho. O deposito estava exalando um cheiro forte de oleo para todos os lados,

Walisson valadão chaves

22 de março de 2018 às 23:31

Trabalho com cca a quase dois anos e ultimamente estou preocupado em relação a contaminação Quais exames peso aos médicos m

Carol

04 de novembro de 2017 às 01:29

A intoxicação só ocorre na queima da madeira? Por exemplo, um incêndio? Ou pelo simples fato de ter uma casa de madeira vai liberar no ar ?

Débora Domingos

17 de abril de 2017 às 19:04

Como faço para ler esta pesquisa na integra?

Ricardo

24 de abril de 2016 às 19:16

Trabalho com o cca, livrimente quais os riscos pra minha saude

Jhonattas Muniz de Souza

29 de outubro de 2015 às 16:41

Boa tarde Calbi, Há um ano trabalho com resíduos de madeira com CCA, na Universidade de Caxias do Sul/RS. Analisamos a concentração de As, Cu, Cr na amostra de madeira e no compósito desenvolvido pelo método de ICP-AES.

calbi

23 de setembro de 2014 às 14:17

Trabalho com cca a quase dois anos e ultimamente estou preocupado em relação a contaminação, gostaria de saber que exames fazer para identificar esse tipo de produto?

Deixe um comentário