Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio A

Pesquisas realizadas pelo PPGCA Unesc são apresentadas no X ENANPAS

Pesquisas realizadas pelo PPGCA Unesc são apresentadas no X ENANPAS
Divulgação Mais imagens

O PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) da Unesc participou do X ENANPAS (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, ANPAS), com a socialização de estudos desenvolvidos na Universidade. O evento foi realizado na última semana, entre 5 a 8 de outubro, e contou com a participação de alunos e pesquisadores de todo o Brasil. Este ano o encontro foi realizado em formato online por causa da pandemia de Covid-19.

O tema desta edição histórica é “Vinte anos de Século XXI: Mudanças ambientais e ambientalismo em tempos de negacionismos”. O evento celebrou os 20 anos da ANPAS e a realização do décimo encontro bianual. A associação foi criada no ano 2000 e congrega programas de pós-graduação e instituições envolvidas com as questões ambientais e desenvolvimento com a preocupação ampla e conotação interdisciplinar. O professor Geraldo Milioli, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, ressaltou que a atuação do programa tem sido muito importante, não só pelo resultado das pesquisas apresentados nos congressos, mas como também a organização dos Grupos Temáticos no ANPAS. “Cabe destacar que o PPGCA já teve participação relevante em comissões julgadoras de teses e dissertações, na proposição de temáticas para os congressos, em publicações em revistas científicas vinculadas a ANPAS, além de se conectar com pesquisadores do Brasil e do Exterior. Esse envolvimento marca a presença da Unesc, como instituição preocupada com as questões ambientais”, disse Milioli.

Segundo o professor do PPGCA, Juliano Bitencourt Campos, coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS), o encontro foi também uma oportunidade de refletir sobre as mudanças ambientais e seus diversos atores, para além da academia, que contribuíram para fortalecer o campo de estudos em ambiente e sociedade e a epistemologia das ciências ambientais. Também foram colocados em discussão os desafios presentes e futuros que incluem as várias formas de negacionismo que afetam a confiança pública no ethos e na ação democrática, na produção científica e nos riscos das mudanças ambientais. O professor Milioli destacou essa preocupação do PPGCA e da Unesc com a questão da sociedade, do meio ambiente e do desenvolvimento como algo interligado e sistêmico.

Os mestrandos, doutorandos e professores são integrantes dos Laboratórios: Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente (LABSDMA), Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS), Laboratório de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental, Laboratório de Pesquisa Meio Ambiente, Cultura e Sociedade, Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados (LABECO), todos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). 

Conheça as pesquisas apresentados em GTs no X ENANPPAS pelos mestrandos e doutorandos do PPGCA:

GT – O comum  e os comuns: teoria e prática para um bem viver planetário

Coordenação do GT: Caroline Ruschel, Dimas Floriani, Geraldo Milioli.
Trabalho: ÁGUAS URBANAS: JARDINS DE ÁGUA EM CRICIÚMA PARA UM BEM VIVER LOCAL E GLOBAL – autores Izes Regina de Oliveira, Geraldo Milioli.

Trabalho: DIÁLOGOS ENTRE SABERES E A (RE) APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: REFLEXÕES SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE E AS CONTRIBUIÇÕES DOS ECOMUSEUS E MUSEUS COMUNITÁRIOS NO BRASIL – autores: Joelia Sizenando Balthazar, Izes Regina de Oliveira, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Thoy Mondardo Damiani Beker. 

GT – Governança Planetária e relações internacionais

Trabalho: JUSTIÇA AMBIENTAL ENQUANTO CONSCIÊNCIA SOCIAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO – autores Gisele da Silva Rezende da Rosa, Juliano Bitencourt Campos, Jairo José Zocche, Älex Sander da Silva.

GT – Parcerias em áreas protegidas: arranjos institucionais, controle social e efeitos no território

Trabalho: TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E ÁREAS PROTEGIDAS: DO CONFLITO À COEXISTÊNCIA – autores: Andréia Gimenes Amaro, Viviane Kraieski de Assunção.

GT – Direito Ambiental, Justiça e Governança Global

Trabalho: O Direito à Cidade: reflexões sobre a expropriação do espaço urbano – autores: Giselly Possamai, Bruno da Silva da Silveira, Teresinha Maria Gonçalves.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2021 às 14:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário