Editora

Migrar é um direito humano

Migrar é um direito humano
Mais imagens

É de extrema importância a acolhida do/a aluno/a migrante no sistema educacional, tendo em vista que é fundamental para os/as alunos/as nativos/as o convívio com a diversidade, já que a escola é, na maioria das vezes, o ambiente de maior socialização desse indivíduo. Pensano nisto, os professores João Henrique Zanelatto e Michele Gonçalves Cardoso organizaram o guia Migrar é um direito humano: guia de acolhimento para migrantes.

Tendo o idioma como um dificultador para a socialização, é importante que se promova uma grande integração entre os/as alunos/as por meio de atividades diversas e que valorizem a vivência do/a aluno/a migrante.

Reconhecer as manifestações das mais diversas culturas torna-se um ponto essencial para um ensino de qualidade. Muitas formas de preconceito podem ser evitadas quando se conhece e se respeita a cultura do outro. A diversidade cultural dos povos está presente na sua língua, nas suas tradições, na sua arte e na sua crença.

É muito importante entender que essa “diversidade” significa que cada povo possui características diferentes. A formação de um cidadão integral perpassa pelo conhecimento dessa diversidade e pelo reconhecimento de sua importância.

A obra foi produzida em formato impresso para distribuição aos alunos e está disponível em formato de e-bokk no catálogo da Editora da Unesc. 

16 de julho de 2020 às 08:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito