Editora

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc
Publicação lançada nesta quarta-feira (22/5) foi produzida em parceria entre profissionais da Unesc e da Universidade de Santiago de Compostela (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, evento do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, contou com o lançamento oficial do livro “Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios”. Organizado em parceria entre os professores Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o livro representa mais um passo no trabalho em prol da internacionalização da Universidade.

A publicação, concretizada por meio do Protocolo de Cooperação Internacional entre as Universidades, conta com dez capítulos de 22 docentes pesquisadores, 11 brasileiros, 9 espanhóis e duas argentinas. O conteúdo é dividido em três temáticas principais: “Fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos atinentes a processos educativos; Educação, Identidade e Interculturalidade; e Formação, gestão e avaliação de/em processos educacionais.

De acordo com Miguel Anxo Santos Rego, o momento é especial para agradecer o colega Antônio pelo convite e incentivo para publicarem o livro e pela forma calorosa como o Brasil e a Unesc o recebem mais uma vez. “Além disso, agradeço a todos que prestigiaram o lançamento. Ter uma sala praticamente cheia para o lançamento de um livro não é algo muito comum nos nossos países da Europa. Fico muito feliz em ver como aqui existem eventos desse tipo que reúnem estudantes, colegas, pessoas e até mesmo aqueles de fora da Universidade. Isso é muito gratificante”, salientou.

Para Antônio Serafim Pereira, o livro é fruto de partilha e solidariedade interna que fez com que o grupo se tornasse maior. “Essa publicação nos fez evoluir de forma individual e coletiva. Nós precisamos fazer com que obras dessa natureza sejam colocadas em prática em mais oportunidades. É um exercício que não podemos perder de vista”, destacou também.

Conforme o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola, esta data marca a consolidação da política de internacionalização, elencada como uma das prioridades do Programa e da Universidade. “Além disso, nosso objetivo também é conquistar a Espanha. Desta vez com outras armas. Por meio da lógica do diálogo, por livros, por partilhar ideias comuns e, por meio destas nossas interações, contribuir para construir um mundo melhor, com mais paz, respeito, democracia e solidariedade”, acrescentou de forma descontraída.

O Seminário conta com três eixos de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação”; e “Linguagem e Memória”, e segue até esta quinta-feira (23/5).

Confira o nome dos docentes que colaboraram com a publicação:

Agustín Godás Otero

Alex Sander da Silva

Alexandre Sotelino Losada

André Cechinel

Angela Cristina Di Palma Back

Antonio Serafim Pereira

Carlos Renato Carola

Christian Muleka Mwewa

Francisco Xabier Cernadas Ríos

Gabriela Dolores Míguez Salina

Gladir da Silva Cabral

Graziela Fátima Giacomazzo

Janine Moreira

José Eugenio Rodríguez Fernández

Julia María Crespo Comesaña

Leticia López-Castro

Lidia Marta Fernández

María Alicia Villagra

Miguel Anxo Santos Rego

Paula Outón Oviedo

Rafael Rodrigo Mueller

Ricardo Luiz de Bittencourt

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2019 às 18:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário