Editora

Universidade lança primeiro livro para professores da Educação Básica

Universidade lança primeiro livro para professores da Educação Básica
Obra foi elaborada totalmente por profissionais da Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc lançou, nesta quinta-feira (11/8), o primeiro livro elaborado por professores da Universidade e do Colégio Unesc, voltado para auxiliar profissionais do Ensino Básico. Trata-se de “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física”, que será socializado com professores dos 12 municípios da Amrec, 15 da Amesc e 18 da Amurel. Cada escola da rede estadual receberá um exemplar, o que significará mais de 100 livros.

O lançamento da obra de Física marca o início do trabalho da Unesc com publicações feitas por professores da Instituição, em parceria com a Editora e Livraria Unesc, e direcionadas para o Ensino Básico. O projeto é realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc).

“Este é um projeto feito a muitas mãos. Na Unesc, temos o conhecimento na esfera da graduação e da pós-graduação que pode ser cada vez mais bem utilizado em benefício da sociedade, para que ela seja mais justa, mais humana e inclusiva”, comentou a diretora da UNA HCE, Ângela Back. Já a assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sheila Martinhago Saleh, comentou que a obra lançada vai inspirar outras publicações do gênero.

O coordenador da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, afirmou que o livro de Física inaugurou um novo momento da Editora, na qual obras direcionadas ao ensino se reúnem às obras acadêmicas e da comunidade no hall de publicações com a marca Unesc.

A integradora de Desenvolvimento Humano da Gered (Gerência Regional de Educação), Adriana Lima, e a coordenadora do Parfor (Plano Nacional da Formação de Docentes da Educação Básica) da Unesc, Ana Lúcia Cardoso, também participaram da cerimônia de lançamento.

A obra

O livro foi organizado pelos professores da Unesc Márcio Carlos Just, Mainara Figueiredo Cascaes e Edison Uggioni e traz as atividades experimentais levadas às escolas pelo projeto de extensão “Popularização Científica e Tecnológica”, coordenado por Just. A elaboração da obra teve a participação de acadêmicos (auxiliados por professores) do curso de Licenciatura em Física do Parfor realizado na Unesc e levou dois anos para ser concluída.

De acordo com Just, o livro é uma publicação inovadora em relação ao contexto de atividades experimentais e traz mais de 16 experiências, todas com informações que contextualizem os experimentos dentro da disciplina de Física e como elas podem ser incluídas no dia a dia do professor na sala de aula, sem a necessidade de laboratórios.

Para Uggioni, coordenador do curso de Física da Unesc, a obra irá contribuir para o aprimoramento das atividades dos professores da área. “O conhecimento acadêmico volta para a comunidade”, afirma.

Professor, orgulho de ser


O lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física” marcou o início das publicações direcionadas ao Ensino Básico elaboradas por professores da Unesc. No dia 31 de agosto, ocorre o segundo lançamento de material próprio da Instituição. Dessa vez será um Caderno de Resumos do ENEM, para professores. O lançamento ocorre durante uma capacitação sobre o exame para profissionais que atuam com o terceiro ano do Ensino Médio de escolas da região.

Os eventos deste mês fazem parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEm Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de agosto de 2016 às 22:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário