Editora

Unesc lança primeiro livro didático voltado ao Ensino Básico

Unesc lança primeiro livro didático voltado ao Ensino Básico
Evento é uma das ações da campanha “Professor, orgulho de ser” (Foto: Arquivo) Mais imagens

A quinta-feira (11/8) vai entrar para a história da Unesc. A data marca o lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física”, o primeiro material didático voltado para a Educação Básica planejado e elaborado por professores do Colégio Unesc e da Universidade. O evento ocorre às 17 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P do campus, e vai contar com a participação de representantes da Gered (Gerência Regional de Educação) e de professores de Física – público da obra da Editora Unesc.

A UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), responsável pelo projeto, vai socializar a publicação e cada uma das escolas da rede estadual dos 12 municípios da Amrec, dos 15 da Amesc e dos 18 da Amurel vai receber um exemplar – totalizando mais de 100 livros. “É um modo de contribuir com os professores e fazer esse conhecimento produzido na academia voltar para a sociedade”, afirma a coordenadora de Extensão da UNA HCE, Ana Lúcia Cardoso.

A obra foi organizada pelos professores da Unesc Márcio Carlos Just, Mainara Figueiredo Cascaes e Edison Uggioni. O livro traz as atividades experimentais levadas às escolas pelo projeto de extensão “Popularização Científica e Tecnológica”, coordenado por Just e teve ainda a participação de acadêmicos (auxiliados por professores) do curso de Licenciatura em Física do Parfor (Plano Nacional da Formação de Docentes da Educação Básica) realizado na Unesc. O livro levou dois anos para ser feito.

De acordo com Just, o livro é uma publicação inovadora em relação ao contexto de atividades experimentais. “Existem muitas publicações sobre atividades experimentais, porém elas mostram geralmente os materiais utilizados e como se faz a experiência. No nosso livro, além de mostramos os materiais e como se faz, exemplificamos uma forma de incluir a experiência no fazer didático de sala de aula”, explica o professor.

Just afirma que a obra se estende a todos os professores da disciplina. “A Física é sempre apresentada como ciência experimental, mas geralmente o professor esquece esse aspecto no seu ensino, por fatores como a falta de laboratórios ou por não saber utilizar este recurso didático. O livro da Unesc mostra o ensino da Física sem necessidade de materiais sofisticados ou uso de laboratórios específicos”.

Obra faz parte de campanha de valorização de professores


O lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física” também vai marcar o início das publicações direcionadas ao Ensino Básico elaboradas por professores da Unesc. No dia 31 de agosto, ocorre o segundo lançamento de material próprio da Instituição. Dessa vez será um Caderno de Resumos do ENEM, para professores. O lançamento ocorre durante uma capacitação sobre o exame para profissionais que atuam com o terceiro ano do Ensino Médio de escolas da região.

Os eventos deste mês fazem parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEm Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor.

Segundo a diretora da Unidade Acadêmica, Angela Back, a campanha de valorização do professor iniciou em 2014 e a cada ano mais atividades vem sendo incorporadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância dos profissionais da Educação e da necessidade de sua valorização. “O foco é chamar a atenção das pessoas para importante papel do professor como agente de transformação social”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de agosto de 2016 às 16:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário