Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

Comemoração dos 15 anos do Comitê Itajaí

 

     A década e meia de atuação do Comitê do Itajaí, que se completou em março, será objeto de uma comemoração no dia 1º de novembro, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, às 19 horas. A solenidade está sendo organizada por uma comissão formada por representantes de seis instituições-membros, e terá como principal objetivo a disseminação da mensagem do Comitê.

     Nesta comemoração serão homenageados os principais agentes, participantes e promotores das atividades do Comitê do Itajaí ao longo de sua história. A intenção é fazer com que mais pessoas e instituições enxerguem o futuro projetado para o Vale do Itajaí e assumam compromisso com sua realização.

     Estão sendo programadas apresentações culturais, representando diferentes regiões da bacia hidrográfica. O evento deverá ser animado com um cenário interativo que apresentará a estrutura e a história da instituição, os principais fatos desses 15 anos de atuação bem como um mosaico com as fotos de todos os envolvidos com o Comitê desde sua criação.

Origem

     O Comitê do Itajaí teve origem em 1996, quando, a convite da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB), um grupo de organizações representativas do Vale do Itajaí se reuniu para discutir soluções para o problema da falta de manutenção do sistema de barragens de contenção de cheias. Efetivamente, o Comitê foi criado pelo Decreto Estadual nº 2109, publicado em 5 de agosto de 1997. Mas desde sua primeira reunião o Comitê pautou-se pela busca de soluções para os problemas ambientais relacionados com a água, como desastres naturais, esgotos, gestão ambiental municipal, conflitos pelo uso da água, recuperação da mata ciliar e educação ambiental. O Comitê é integrado por 50 organizações que representam o poder público, os usuários de água e a população da bacia. Suas ações envolvem 50 municípios, milhares de proprietários rurais, centenas de empresas, centenas de professores, técnicos e lideranças comunitárias.

Comissão

     Fazem parte da comissão organizadora da comemoração dos 15 anos os representantes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – Beate Frank; Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Márcia Bronnemann; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí – Raquel Fabiane M. Orsi; Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) – Rosângela Müller; Consórcio Empresarial Salto Pilão – Rubens Roberto Habitzreuter; e Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – Aristheu José Formiga de Oliveira.

Mais informações: http://www.comiteitajai.org.br/index.php/comite/104-eventos-do-plano/278-comite-vai-festejar-seus-15-anos-de-atuacao-na-bacia-do-itajai.html

17 de novembro de 2011 às 21:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário