PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Professores e alunos do PPGCEM participam do maior congresso de cerâmica do país

Professores e alunos do PPGCEM participam do maior congresso de cerâmica do país
Evento ocorreu de durante esta semana em Mato Grosso do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada por professores, mestrandos e doutorandos do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais) no 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, que ocorreu de 4 a 7 de agosto em Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento é considerado o mais importante a respeito de materiais cerâmicos do país e um dos maiores da área no mundo. Nele, professores da Universidade foram palestrantes e os alunos apresentaram pesquisas e puderam acompanhar os debates e trocar informações com profissionais e pesquisadores de diversos países.

O Congresso tem o objetivo de promover a interação dos diversos segmentos envolvidos com o meio cerâmico e é o único evento do setor onde se reúnem alunos, professores de instituições de ensino e de pesquisa, profissionais dos diversos segmentos da indústria cerâmica e fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos.

O professor do PPGCEM, Fabiano Raupp Pereira, foi um dos organizadores do evento e participante da comissão científica da área de reciclagem. Ele coordenou o painel “Economia Circular na Indústria Cerâmica”, que contou com a participação da também professora do PPGCEM, Sabrina Arcaro e dos professores Agenor De Noni (UFSC) e Mauro Donizeti Berni (Unicamp). “No painel foram debatidos temas referentes a custos e gastos energéticos, resíduos, sustentabilidade e economia circular na indústria cerâmica tradicional e na nanotecnologia”, explica Pereira.

Ao longo do evento, Pereira também ministrou a palestra “Economia circular e simbiose industrial: Estratégias para a sustentabilidade”, Já Sabrina, foi palestrante sobre “Vitrocerâmicos à base de magnetita produzidos a partir de resíduos da indústria metalúrgica e vidreira”.

Os estudantes de mestrado, Ana Carolina Feltrin e Jordana Inocente e de doutorado, Vitor de Souza Nandi e o egresso do PPGCEM, Alexandre Zacaron, apresentaram o andamento de suas pesquisas.

“O evento foi de grande importância para os professores e alunos para o fortalecimento de relações com pesquisadores de outras universidades, bem como a formação de novas redes de colaboração”, afirma Sabrina.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de agosto de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário