PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar
Débora passou para o melhor Programa de Engenharia de Materiais da América Latina (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O primeiro lugar no processo seletivo atual para o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, tem a marca da Unesc. A egressa do curso de Engenharia de Materiais e do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, Débora Cristina Niero Fabris, foi a primeira colocada na seleção e a partir de 21 de agosto inicia os estudos no melhor Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da América Latina.

“Soube que havia passado na seleção três horas depois de ter defendido minha dissertação na Unesc, no fim de junho. Estava sendo parabenizada pelo Mestrado quando recebi o resultado da UFSCar. Ainda não estou acreditando”, comenta a mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na Unesc, Débora desenvolveu pesquisa sobre materiais alternativos aos utilizados atualmente para a proteção individual de pessoas e blindagem de carros contra tiros. Na UFSCar, vai trabalhar a questão da balística na vitrocerâmica com uma das referências mundiais neste material, o professor doutor Edgar Dutra Zanotto.

O professor doutor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, foi quem orientou Débora no Mestrado. O primeiro contato que ambos tiveram foi quando ela, ainda estudante de graduação, participou do Programa de Iniciação Científica sob a orientação de Montedo. “Estamos felizes em ver esta conquista de uma egressa da Unesc. A Débora vai ter oportunidade de se desenvolver ainda mais”.

Plano traçado aos 16 anos

Aos 25 anos, Débora arruma as malas para deixar a casa dos pais, em Cocal do Sul, e passar pelo menos quatro anos em São Carlos, São Paulo, onde fará doutorado. Mas a mudança é apenas uma consequência de um planejamento de vida que ela fez aos 16 anos. “Consegui estudar com bolsa no CMG em Cocal do Sul e fiz técnico em Cerâmica. E como os professores que eu mais gostava eram da área de Engenharia de Materiais, o curso me chamou a atenção. Foi então que tracei a meta de seguir na área da pesquisa fazendo graduação, mestrado e doutorado”, conta Débora, que já planeja fazer pós-doutorado e atuar como professora e pesquisadora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de julho de 2017 às 17:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário