PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc

Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc
Professor Fabiano Raupp Pereira abriu o evento nesta segunda (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A primeira edição do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc iniciou nesta segunda-feira (26/6) e trouxe para debate o tema “Obtenção de materiais a partir de resíduos”, com o professor doutor da UFSC, Fabiano Raupp Pereira. O evento ocorre até quarta-feira (28/6) e é o primeiro da área na região. Dele participam professores, alunos, profissionais e representantes de empresas de diversos setores que atuam com inovação e sustentabilidade.

O Simpósio é um espaço para discutir novas tecnologias e produtos desenvolvidos por CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). A palestra de Pereira teve a mediação do professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Felipe Fardin Grillo.

Segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, um dos pontos interessantes do evento é o diálogo que estabelece entre Universidade e empresa, ampliando o campo de debates. Já o coordenador do PPGCEM, Alexandre Dal-Bó, o Simpósio é um espaço de aprendizagem e troca de experiências importantes para a formação acadêmica.

Para o coordenador do Simpósio, Oscar Montedo, o evento vai colaborar com a disseminação das atividades de ensino e pesquisa realizadas por alunos e professores do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e trazer à tona um tema que está diretamente ligado á área de materiais, que é a sustentabilidade. “A degradação ambiental tem o efeito muito negativo e a área de materiais se insere neste contexto porque transforma a matéria prima. Por isso a importância de discutirmos esse tema”.

O Simpósio é uma realização do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), com o apoio Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de junho de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário