PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Saiba Mais: Ciência e Tecnologia é tema de encontro com jornalistas

Saiba Mais: Ciência e Tecnologia é tema de encontro com jornalistas
Evento ocorre em parceria Propex e Alfa Comunicação Mais imagens

Dialogar sobre a pluralidade de conhecimento científico e tecnológico produzido dentro da Unesc e como isso impacta positivamente a sociedade. Esse foi o tema central do evento Saiba Mais realizado pela Alfa Comunicação nesta terça-feira (4/10) para a imprensa da região, com o objetivo de apresentar e explorar a diversidade de projetos realizados na Instituição. Todo esse conhecimento fomentado no campus em forma de pesquisas vem à tona na 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, considerado o maior evento da Universidade.

Para o reitor Gildo Volpato a grande finalidade da Unesc é produzir conhecimento como forma de contribuir com resultados e reflexões para que haja melhora expressiva na comunidade. “Essa diversidade de conhecimento que nasce na Universidade, a ciência e tecnologia transformam a sociedade. Hoje somos, entre as universidades privadas, a que mais produz conhecimento de Santa Catarina e a sexta entre as particulares que mais produz no Brasil”, comemora ele.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, são 638 alunos envolvidos com diversos níveis de pesquisas produzidas na Instituição, que vão desde iniciação científica na graduação até pesquisas de alta complexidade, reconhecidas internacionalmente, imersas nos mestrados e doutorados. “Só em 2015, foram 19 patentes efetuadas na instituição. Temos uma média de 200 publicações por ano, isso é quase uma por dia, incluindo publicações internacionais classificadas de alto impacto. Pretendemos fechar 2016 com o dobro de artigos comparados ao último ano”, explica ela que salienta ainda que a comunidade científica internacional já reconhece a Unesc como uma produtora de conhecimento de alto nível, mas a comunidade local ainda precisa enxergar isso.

Para o encontro, professores de áreas foram convidados a apresentarem os projetos que estão sendo produzidos em seus respectivas segmentos. “Procurar respostas concretas para a sociedade, esse é nosso papel, assim como devolver para a comunidade conhecimento desenvolvido aqui dentro na Unesc”, pontua o professor do curso de Ciências Biológicas e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Jairo José Zocche.

Também participaram do Saiba Mais os professores doutores Vanessa Moraes de Andrade – PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), Alexandre Gonçalves Dal-Bó – PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências, Engenharia e Materiais), Reginaldo de Souza Vieira – PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), André Cechinel – PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e Lisiane Tuon – PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva).

Colaboração: Alfa Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de outubro de 2016 às 13:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário