Programa de Ações em Economia Solidária

Ações de Economia Solidária da Unesc são apresentadas em Congresso internacional

Ações de Economia Solidária da Unesc são apresentadas em Congresso internacional
Representantes da Universidade apresentaram case regional (Foto: Divulgação) Mais imagens

A atuação da Unesc na área de Economia Solidária foi socializada no 2º Conpes (Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária). Os professores do PPGDS (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) Dimas de Oliveira Estevam e Giovana Ilka Jacinto Salvaro e a mestranda Suzane Grimm representaram a Unesc em um evento que reuniu pesquisadores e profissionais de todo o mundo. O encontro ocorreu na última semana na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), na cidade de São Carlos, em São Paulo.

O congresso contou com uma assembleia geral da ABPES (Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária), promotora do evento. Oliveira passou a integrar o Conselho de Ética da Associação como membro efetivo.

Durante os dois dias, em mesas redondas e grupos de trabalhos, os participantes trocaram conhecimentos sobre a temática central “Solidariedade em trabalho, relações de gênero e preservação ambiental”. Estevam conta que o congresso possibilitou colocar em pauta diversos aspectos importantes de empreender associativamente. “O movimento de quem integra o empreendimento solidário e suas políticas públicas contempla questões como de gênero, relações étnico-raciais, equidade social e sustentabilidade ambiental”, afirma.

Ao participar dos grupos de trabalhos, os professores e a mestranda da Universidade apresentaram um case de atuação regional, intitulado “Cooperação e autonomia feminina: o caso da feira de produtos coloniais e da cooperativa de mulheres de São Ludgero/SC”.

A conferência contou com a participação de especialistas conhecidos mundialmente, como José Luiz Coraggio, da Universidade Nacional de General Sarmiento, da Argentina; Helena Hirata, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, da França; Eliene dos Anjos, da Universidade Federal do Recôncavo, da Bahia; Isabelle Hillenkamp, do Instituto Frances de Pesquisa para o Desenvolvimento, e Jean-Louis Laville, do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios, da França.

Os professores e a mestranda representaram ainda o Paes (Programa de Ações em Economia Solidária).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2018 às 15:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário