Programa de Ações em Economia Solidária

Encontro regional busca fortalecer projeto de lei em prol da Economia Solidária

Encontro regional busca fortalecer projeto de lei em prol da Economia Solidária
Evento serviu de preparação para o Fórum Estadual (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um passo positivo para a Economia Solidária foi dado na Unesc, durante evento na manhã desta segunda-feira (2/10). O Encontro Regional Preparatório para a Audiência Pública Estadual “Construindo a Política Pública da Economia Solidária em Santa Catarina” promoveu uma troca de ideias sobre o projeto, que oportuniza a geração de empregos e uma renda aos menos favorecidos no sistema produtivo.

A iniciativa baseou um projeto de lei que está sendo discutido na Assembleia Legislativa, e foi trazido para o evento que pretende fortalecer a rede colaborativa de solidariedade, já apoiada por instituições e pelo poder público. O secretário de Estado O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, destacou o lado social da ideia e a colocou como um meio para superar a crise. “Eu parabenizo pelo projeto, precisamos ser parceiros em momentos de dificuldade. Agora é tempo de criatividade e de inovação de verdade. E vale ressaltar, nossas conquistas são coletivas, por isso é realmente importante conversar sobre este assunto”.

A Unesc desenvolve ações na área por meio do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), como a Feira da Economia Solidária, que recebe o apoio da Unesc, que cede espaços e profissionais que auxiliam os produtores em seus negócios. O professor da Universidade e coordenador do Fórum na região, Joelcy Lanzarini, explicou que as atividades são realizadas pensando nas famílias e produtores. “É por quem empreende de forma solidária que estamos aqui hoje. Sabemos que quando trabalhamos de forma coletiva proporcionamos inclusão social e oportunidades, gerando um bem viver de qualidade e com melhores condições a quem necessita”, afirmou Lanzarini.

Além do evento desta segunda-feira, serão promovidos outros encontros em diversos municípios de Santa Catarina.

Solidariedade na prática

O evento contou também com produtores da região, que puderam comercializar seus produtos e demonstrar a qualidade e os preços mais baixos da agricultura coletiva. A empreendedora Marionice Freitas, de Içara, participa da Feira pela primeira vez e conta que viu uma oportunidade de crescer. “Somos um grupo que produzimos e vendemos nossos próprios produtos por meio da agricultura familiar. Buscamos crescer juntos e formamos um núcleo para trabalhar de uma forma coletiva, então encontramos aqui a oportunidade de crescer, e estamos crescendo. Cada semana que passa recebemos um retorno melhor e a garantia que vale a pena trabalhar em conjunto”, ressaltou.

O encontro também teve a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo; do pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; do diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; da deputada estadual, Luciane Carminatti; do coordenador do Fórum Catarinense de Economia Solidária, João Monteiro, e do diretor estadual na Diretoria de Trabalho, Renda e Emprego, Tiago Chaves.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

02 de outubro de 2017 às 14:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário