Programa de Ações em Economia Solidária

Feiras do Livro e da Economia Solidária movimentam Congresso Ibero-Americano

Feiras do Livro e da Economia Solidária movimentam Congresso Ibero-Americano
Eventos ocorrem entre a Biblioteca e o Bloco Administrativo (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

Literatura, talento artístico, artesanato e agricultura familiar incrementam a programação do 2º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, realizado na Unesc até sexta-feira (20/5) em diversos espaços do campus. As atrações paralelas ao evento incluem o a Feira do Livro, a Feira da Economia Solidária e apresentações culturais.

A Feira do Livro conta com milhares de títulos voltados, principalmente, à pesquisa acadêmica. O foco é aproximar o resultado dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos em universidades ibero-americanas do público. No entanto, também é possível encontrar títulos literários. Estão presentes editoras com ligação direta ou indireta com universidades, parceiras locais e a própria Editora Unesc. Além disso, um dos estandes é ocupado pela ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), que trouxe para o evento inúmeras publicações de mais de 14 universidades.

Um dos participantes do congresso, o técnico do Instituto Federal de Santa Catarina, de Criciúma, Fabrício Sprícigo, aproveitou o intervalo para visitar a feira e procurar os títulos sugeridos durante o aprendizado no grupo de trabalho em que participou. “Ouvi algumas sugestões e já aproveitei para conferir aqui na Feira. Encontrei bons títulos e, principalmente, que agregam na minha área de trabalho, que é a Educação”, conta.

A Feira do Livro ocorre durante os três dias do Congresso Ibero-Americano no espaço entre o Bloco da Biblioteca e o Bloco Administrativo. Na feira, também serão lançados cerca de dez novos livros. No mesmo local, ocorrem diversas apresentações culturais ao longo do evento.

Feira da Economia Solidária expõe produtos da região

A Feira da Economia Solidária, tradicionalmente realizada nas quartas-feiras no campus da Unesc, ficará aberta durante os três dias de evento, até às 21 horas. Ela coloca à disposição dos mais de 1,1 mil participantes do Congresso Ibero-Americano, itens que representam a cultura da região, desde alimentos da agricultura familiar, até peças de artesanato.

O agricultor Genuir Grapiglia, faz parte da Cooperativa Fruto da Terra, de Morro da Fumaça, e trouxe os produtos feitos pela sua família. “Temos diversos produtos como queijo, salame, farinha de milho, mas os destaques são os panificados como as bolachas cucas e pães. Fico feliz de poder divulgar nosso trabalho para pessoas de tantos lugares”, afirma.

Localizada ao lado da Feira do Livro, a Feira da Economia Solidária traz opções como toalhas, blusas, tapetes, enfeites, gorros, além de alimentos panificados, frutas e verduras. Rosane Aparecida Gaidzinski de Forquilhinha, trouxe a filha para participar do Congresso e já aproveitou para conferir os produtos disponíveis na feira. “Ela me disse que tinha muitas coisas boas e eu decidi visitar. Já vou aproveitar para levar algumas frutas”.

De acordo com a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, os eventos paralelos agregam valor e trazem boas oportunidades ao evento. “Os participantes terão acesso ao que é produzido aqui e poderão adquirir esses produtos. Já na Feira do Livro são inúmeras opções para socializar e complementar o aprendizado durante o Congresso. Isso é muito positivo”.

Saiba mais sobre o Congresso Ibero-Americano

18 de maio de 2016 às 19:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário