Odontologia

Alunos de Odontologia recebem reconhecimento por participação em projeto social

Alunos de Odontologia recebem reconhecimento por participação em projeto social
Representantes do Veteran Car realizaram agradecimento em encontro na Reitoria (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Na manhã desta quarta-feira (7/11), os alunos do curso de Odontologia da Unesc que participaram, ao longo do ano, de uma ação com idosos do asilo São Vicente de Paulo vinculada ao projeto “de volta ao passado”, do Veteran Car, estiveram reunidos com os organizadores do projeto para um momento de agradecimento e confraternização. Na sala de reuniões da Reitoria, professores e alunos do curso e gestores da Universidade receberam uma homenagem dos representantes do clube de colecionadores.  

Segundo o professor do curso, Fabiano Goulart Azambuja, os acadêmicos se mobilizaram e foram até o asilo fazer uma escovação supervisionada e orientações de higiene bucal e a partir disso tem realizado palestras e atividades educativas para os cuidadores do asilo darem continuidade aos cuidados de saúde oral dos idosos. “Além de praticarem o que aprenderam em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de fazer a diferença. O objetivo do curso também é formar melhores cidadãos, que pensem no próximo. E com certeza, eles estão agregando valores para a vida inteira”.

A ação dos alunos do curso de Odontologia fez parte das atividades do evento “De volta ao passado”, do Veteran Car, que comemorou o Dia do Idoso (1º/10) levando 47 dos 70 idosos do Asilo São Vicente de Paulo para um passeio a bordo de carros antigos, do asilo, no Bairro Michel, até o Santuário do Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

O organizador da ação do Veteran Car, Túlio César de Souza, afirma que o projeto dá um olhar diferente para quem participa. “Faz a gente olhar para as pessoas com olhos de gratidão pelo que elas fizeram”, comenta. Souza reforçou que cada pessoa que passa pelo projeto deve se sentir responsável por ele e pelas alegrias que proporcionam aos idosos. “Tenham a certeza de que poder envelhecer é algo divino e saber envelhecer é algo fantástico. Quando vocês sentirem que seus pais estão envelhecendo, peguem o livro e estudem com mais afinco. Porque parte daquele envelhecimento é causado pela oportunidade dada a vocês. É muito bom conviver com aqueles que prepararam um mundo melhor para nós. Porque nós queremos preparar um mundo melhor para quem está vindo”, afirma Souza.

Segundo César Cancelier, presidente do Veteran Car Sul Catarinense, um clube de apreciadores de veículos antigos, os colecionadores têm responsabilidade social. “O projeto no asilo foi pensado para proporcionar um dia diferente aos idosos. Esta é a terceira edição e ficamos agradecidos pela parceria de tantas pessoas e dos acadêmicos e professores do curso de Odontologia. Esperamos contar com a parceria da Universidade novamente”.

O coordenador de Odontologia, Renan Ceretta, afirma que participação dos alunos em trabalhos voluntários e projetos de extensão é incentivada pelo curso. “Isso faz diferença na formação acadêmica. Não é só a sala de aula”.

“Acredito que gratidão é o principal sentimento. Fiquei muito feliz em ver que esse projeto tem gratidão do início ao fim. Que bom que a Unesc esteve envolvida em uma iniciativa como essa. Se a gente quer um mundo melhor, tem que fazer a nossa parte”, salienta a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

A acadêmica da segunda fase do curso, Laura Rodrigues de Souza, foi quem teve a iniciativa de convidar os colegas de Odontologia para participarem do projeto do Veteran Car, idealizado pelo seu pai. “A ideia é de que velho não é o que você é e sim o seu conceito. Fazer o bem ajuda muito a gente. Ver a felicidade deles não tem preço. E a nossa futura profissão tem muito a ver com o lado humano, que precisamos desenvolver cada vez mais”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, também participou do encontro.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2018 às 18:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário