Odontologia

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude alinhando cultura e diversão

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude alinhando cultura e diversão
Alunos participaram de encontros com foco na saúde pessoal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio da cultura e da diversão, 210 crianças do Bairro da Juventude aprenderam sobre os cuidados com a saúde na Unesc. Foram quatro encontros com música, teatro, brincadeiras educativas e conversas, promovidas pelo projeto de extensão “Prevenção de doenças infecciosas e parasitárias”, em 2017. As atividades, orientadas pelos professores da Universidade, Cleonice Maria Michelon e Renan Antônio Ceretta, foram promovidas pelos alunos de Biomedicina, Medicina e Odontologia desde fevereiro de 2016, e serão encerradas em fevereiro de 2018.

Os encontros buscaram orientar as crianças, do 1º e 3º ano, sobre os meios de se prevenir contra doenças infecciosas e parasitárias presentes no dia a dia. As conversas foram divididas por temáticas.

Na primeira aula, os estudantes aprenderam sobre parasitas, como o carrapato, com teatro, música, brincadeiras lúdicas e uma oficina de higienização das mãos. 

No segundo dia de conversas, as crianças receberam conhecimentos sobre a prevenção do Aedes Aegypti. Após um teatro e uma caça ao tesouro, em busca dos focos dos mosquitos, eles reuniram os aprendizados para confecção de armadilhas contra o inseto.

O terceiro encontro foi sobre infecções respiratórias. A atividade propôs a montagem de um sistema respiratório gigante, em que os participantes entraram e tiveram a oportunidade de compreender melhor a anatomia e os mecanismos dos órgãos respiratórios.

Na última troca de conhecimento, os acadêmicos de Odontologia levaram informações sobre higiene e saúde bucal, com a realização do CPO-d (contabilização de dentes cariados, perdidos e restaurados) e orientações sobre escovação e o uso de fio dental.  Após a atividade foram doados kits de higienização bucal, disponibilizados pela prefeitura de Criciúma

 A coordenadora do projeto, Cleonice Maria Michelon, comenta que o conhecimento vai além dos encontros com os estudantes. “Os benefícios se estendem também aos educadores, que tiveram a possibilidade de vivenciar diferentes metodologias de abordagem sobre o tema, podendo compartilha-los com outras turmas. As informações também vão além dos muros da Instituição, uma vez que o conhecimento construído pelos participantes será transmitido aos familiares e amigos, refletindo em melhorias para a sociedade”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de janeiro de 2018 às 18:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário