Odontologia

Alunos de Odontologia vão atuar no Hospital São José de Criciúma

Alunos de Odontologia vão atuar no Hospital São José de Criciúma
Projeto ocorre a partir de setembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os estudantes do curso de Odontologia da Unesc agora terão mais uma área para atuar na extensão universitária. A Unesc, firmou uma parceria com o Hospital São José, de Criciúma. Os alunos vão levar medidas preventivas para a preservação da saúde bucal dos pacientes internados na UTI.

De acordo com o professor da Unesc coordenador do projeto e cirurgião Buco Maxilo Facial, Eron José Baroni, a higiene bucal é o cuidado prestado para restaurar e manter o equilíbrio microbiológico da cavidade bucal. “A finalidade do procedimento é limpar dentes, língua, gengivas, mucosas, tubo endotraqueal e qualquer outro dispositivo presente na cavidade bucal”, comentou.

A enfermeira responsável pela UTI do Hospital São José, Amanda Cândido, comentou que  o processo de higiene oral já é uma constante diária nestes pacientes, realizada pela equipe de enfermagem no setor de UTI, no entanto, o procedimento que será adotado a partir de agora, integra outras práticas realizadas somente por odontólogos. “Tenho certeza que o trabalho dos acadêmicos nos pacientes será muito significativo. O trabalho realizado pelo projeto poderá minimizar os riscos de complicações e tempo de hospitalização dos internados”, ressalta.

Os estudantes têm a experiência do atendimento por meio das Clínicas Integradas da Unesc, mas o meio hospitalar ainda não estava inserido no curso. “É uma forma de preparar ainda mais os nossos futuros profissionais. Agrega conhecimento e valor a formação do estudante, que terá contato com o Hospital ainda na graduação”, comentou o coordenador do curso de Odontologia da Unesc, Renan Ceretta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de agosto de 2017 às 18:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário