Odontologia

Unesc é homenageada com Mérito Odontológico da Alesc

Unesc é homenageada com Mérito Odontológico da Alesc
Evento ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Universidade foi homenageada pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) nesta terça-feira (25/10). A Placa de Honra ao Mérito Odontológico se dá pelas ações desenvolvidas junto à comunidade por meio do curso de Odontologia. O prêmio será entregue durante a Sessão Solene de Homenagem ao Dia do Cirurgião-dentista.

Característica das universidades comunitárias, o contato entre os alunos e a comunidade é trabalhado com profundidade durante a formação. Desde as primeiras fases, os estudantes de Odontologia, e dos demais cursos da área da saúde, são inseridos nos serviços de saúde local e regional, sejam eles públicos ou privados.

Essa relação é intensificada com diversas atividades ao longo da trajetória acadêmica, como os projetos de pesquisa e extensão, que permitem o aprofundamento do saber e fazer saúde.

Além da atuação externa, os estudantes conseguem vivenciar o dia a dia do profissional em saúde dentro da Unesc, por meio das Clínicas Integradas. Só no primeiro semestre de 2016, o Serviço de Odontologia realizou mais de 4 mil atendimentos com pacientes de Criciúma e Região. E neste ano, o Serviço também trouxe uma novidade, um atendimento especializado, desenvolvido por meio dos estudantes da pós-graduação em Implantodontia.

Banco de dentes

A Unesc possui um BDH (Banco de Dentes Humanos), onde os estudantes podem estudar, treinar e pesquisar, buscando melhorias para a saúde bucal. Além disso, o projeto contribui para a eliminação da infecção cruzada e do comércio ilegal de dentes, que ainda ocorre nos dias atuais.

Atualmente a Unesc recebe doação de dentes das Unidades Básicas de Saúde, Estratégias da Saúde da Família e Centros de Especialidade Odontológica dos municípios que compõem a AMREC. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de outubro de 2016 às 15:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário