Design

Curso de Design da Unesc promove palestra virtual com Francesca Valan

Curso de Design da Unesc promove palestra virtual com Francesca Valan
Profissional é referência mundial na área de cores e ministra pela primeira vez em um evento para o Brasil (Foto: Divulgação) Mais imagens

O segundo semestre de 2020 começa com um grande evento no curso de Design - ênfase em projeto de produtos da Unesc. De forma virtual, a designer italiana Francesca Valan ministra a Aula Inaugural “Design e Cor”. O evento ocorre nesta quinta-feira (17/9), a partir das 19 horas, e marca os dez anos da aprovação do projeto do curso, celebrada no dia 23 de outubro de 2010. O momento será transmitido ao vivo, com tradução simultânea, em YouTube/UnescTv.

Conforme o coordenador do Design, João Luís Silva Rieth, a profissional tem notoriedade mundial, além de uma vasta experiência. “É uma personalidade importante para a área. Conhecida mundialmente, Francesca faz parte de um seleto grupo de profissionais de referência neste campo de atuação”, destaca.

Esta será a primeira palestra da designer para o Brasil. Sua trajetória conta com trabalhos em andamento com a Samsung, NEC, Telecom Italia, LG, Lego, Fila, Campari e muitas outras multinacionais. Para Rieth, que já realizou trabalhos em parceria com a profissional, será um rico momento para os estudantes e interessados no assunto. “O tema tratado está presente na formação acadêmica dos alunos, porém há pouca bibliografia disponível em todo o mundo. Por isso, sua experiência na prática tem muito a contribuir para o processo formativo”, evidência.

Francesca Valan


Designer industrial especializada na concepção de cores, materiais e acabamentos, ela se formou em Desenho Industrial no IED (Instituto Europeu de Design) em Milão. De 1990 a 1998 colaborou com Clino Castelli em projetos de design de cores na Europa e no Japão. Hoje vive e trabalha em Milão, onde em 1998 fundou o seu próprio estúdio.

Em destaque, a profissional elaborou as Diretrizes para o Plano de Cores da cidade de Milão. Entre seus projetos mais recentes está o estudo para a reabilitação da Fortezza da Basso para o município de Florença. Também foi curadora do Muba (Museo dei Bambini Milano), o museu infantil de Milão, e leciona cor e design de materiais no mestrado do IED.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2020 às 16:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário