Grupo de Pesquisa em Educação Matemática

Defesa de Dissertação


O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação da mestranda Silvana Citadin Madeira, intitulada:

 

“Prática” no Ensino de Matemática: uma Leitura com Base na Objetivação das Proposições Davydovianas para o Conceito de Multiplicação

 

Banca Examinadora:

 

Prof. Dr. Ademir Damazio (Orientador – UNESC)
Profa. Dra. Ledina Lentz Pereira (Membro – UNESC)
Profa. Dra. Josélia Euzébio da Rosa

 

 

Data: 29/6/2012
Horário: 14h
Local: Bloco “P” 18

  

RESUMO

O presente estudo é decorrente de preocupações sobre a compreensão de argumentos dicotômicos sobre prática e teoria, no contexto de formação continuada e inicial de professores. Dentre tantos, o foco foi para a reflexão sobre a veemência dos discursos defensores da necessidade de que o ensino escolar de todos os conceitos matemáticos deve priorizar: a prática, a aplicação e cotidiano. Esse princípio pedagógico, no entanto, é entendido de outro modo pela Pedagogia Histórico Crítica e Teoria Histórico-Cultural, bases da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, bem como outras proposições das Redes Municipais de Ensino. Assim, o problema de pesquisa foi definido como: Qual a interpretação de prática da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural, com objetivação na proposta de Davydov para a introdução do ensino do conceito de multiplicação? Como objetivo: analisar questões relativas à alusão da prática, veiculados no contexto de formação de professores de Matemática. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se na modalidade bibliográfica e adota como base teórica os autores da Pedagogia Histórico Crítica e Teoria Histórico-Cultural. Além disso, toma como referencial de objetivação no contexto escolar as proposições davydovianas para o ensino do conceito de multiplicação. O estudo traz argumentos de que não é possível uma coexistência dicotômica de prática e teoria. A apropriação de um conceito, no caso a multiplicação, faz com que ele seja prático/teórico pelo seu teor conceitual que permite os estudantes a adotá-los como elemento de análise e leitura das situações que se apresentam tanto visualmente quanto em pensamento ou atividade exclusivamente metal.

 

Palavras-Chave: Prática; Pedagogia Histórico Crítica; Teoria Histórico-Cultural; Davydov; Multiplicação

28 de junho de 2012 às 15:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário