Grupo de Pesquisa em Educação Matemática

MEMBROS DO GPEMAHC (GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL) DEF

 1) TESE DE DOUTORADO:

TÍTULO: PROPOSIÇÕES DE DAVYDOVY PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES DOS SISTEMAS DE SISTEMA DE SIGNIFICAÇÕES NUMÉRICAS

DOUTORANDA: JOSÉLIA EUZÉBIO DA ROSA

LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DATA: 24/02/2012 ÀS 14:00 HORAS

BANCA EXAMINADORA:

Maria Teresa Carneiro Soares (Orientadora - UFPR)
Ademir Damazio (Coorientador - UNESC)

 Manoel Oriosvaldo de Moura (USP),

Elisa Motosino Bernardes (USP)

 José Roberto B. Giardinetto (UNESP),

Ligia Klein (UFPR)

Carlos Roberto Viana (UFPR, suplente).

 

RESUMO

Na presente tese, de natureza teórica, investigamos os possíveis nexos e relações entre os sistemas de significações nas proposições davydovianas, para introdução do conceito de número. Davydov expressa que suas proposições de ensino possibilitam a superação do divórcio existente entre a aritmética e a álgebra. Nesse contexto, definimos a tese de que suas proposições não só minimizam tal divórcio como não permitem o distanciamento, além de incluir as significações geométricas. Os fundamentos teóricos e metodológicos da investigação derivam da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase nas questões filosóficas, psicológicas e matemáticas. A referência da análise é o manual das proposições davydovianas para o professor. Durante a investigação, revelamos a base geneticamente inicial da interconexão entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas, modelamos sua forma universal e procedemos à síntese. No decorrer da tese ficou demonstrado que, nas proposições davydovianas, as múltiplas relações entre significações algébricas, aritméticas e geométricas do conceito de número são interconectadas no seguinte movimento: geral ↔ particular ↔ universal↔ particular ↔ singular.

 

2) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE DISCENTE

MESTRANDO: Iuri Kieslarck Spacek

LOCAL: UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE  – PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DATA: 27/02/2012 ÀS 14:00 HORAS

BANCA EXAMINADORA:

 Vidalcir Ortigara (Orientador  - UNESC)

Ademir Damazio (UNESC)

Patrícia Laura Torrillglia (UFSC)

 

RESUMO

 

No âmbito das pesquisas educacionais atuais, assim como para a grande maioria dos professores, é indubitável que a atividade de ensino de Matemática contribui para a formação da individualidade dos alunos. No entanto, o que nem sempre se tem clareza é qual indivíduo se pretende formar. Partindo dessa questão, começamos a delinear o objeto da pesquisa referindo-se à relação entre a atividade educativa de ensino de Matemática para a formação da individualidade discente, sintetizado no seguinte problema: Qual contribuição para a formação da individualidade discente está presente na atividade de ensino dos professores de Matemática? Nosso objetivo foi investigar a concepção de formação da individualidade intrínseca a atividade de ensino de Matemática. Para atingir os nossos objetivos, se fez necessário analisar as atividades desses professores. Como o documento oficial que regula as atividades educativas do estado de Santa Catarina (Proposta Curricular de Santa Catarina) tem como base o mesmo referencial adotado pela presente pesquisa, - o materialismo histórico e dialético - optamos por adotá-lo como um dos critérios para a escolha dos sujeitos, a saber: professores de Matemática da rede pública estadual que lecionam no ensino fundamental – séries finais, formados e efetivados do período de 1991 a 2011, que atuam nas escolas com sede no município de Criciúma(SC). Com base na teoria da atividade de Leontiev (1978,1988, 2004) elegemos três categorias para analisar a atividade de ensino de Matemática: 1) os motivos e as necessidades; 2) Os sentidos atribuídos à atividade; 3) A concepção de indivíduo subjacente à finalidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas, transcritas e organizadas para fins de análise. O estudo nos mostra que a perspectiva de formação do indivíduo colocada como fim da atividade docente se desenvolve em dois sentidos: de um lado um sujeito voltado para a competição no mercado de trabalho; por outro um cidadão que saiba seus direitos e deveres, assim como os limites para não prejudicar os outros cidadãos. Para atingir essa finalidade, as atividades de ensino se estruturam com base nas necessidades e interesses imediatos dos alunos. Com isso o ensino contribui para a formação de indivíduos voltados para a vivência cotidiana. Dessa forma, o aluno tem limitada a possibilidade de seu desenvolvimento, pois a vida cotidiana se estrutura pragmática e utilitariamente, o que não contribui para que o sujeito forme sua individualidade estabelecendo uma relação consciente com o gênero humano.

 

 

3) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

TÍTULO: PROJETO OU ATIVIDADE DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM? MANIFESTAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA

MESTRANDA: JOSIANI BARBOZA BUNELLI

LOCAL: UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE  – PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DATA: 28/02/2012 ÀS 14:00 HORAS

BANCA EXAMINADORA:

 Ademir Damazio (Orientador  -UNESC)

Alexander da Silva ( UNESC)

Maria da Graça Bolmann (UNISUL)

 

RESUMO

Neste estudo, volta-se à análise dos encaminhamentos da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina relacionado ao modo de organização do ensino, no processo de implantação da sua Proposta Curricular. A referência é o teor dos cursos de capacitação docente e os documentos produzidos que explicitam como opção teórica o materialismo histórico e dialético, bem como a Teoria Histórico-Cultural. O foco principal é a pertinência em relação à base teórica anunciada em um procedimento de ensino, difundido pelo órgão central e adotado pelos professores: atividade de aprendizagem que, aos poucos, assumiu a denominação e conotação de ‘projetos’. A fundamentação teórica que norteou o estudo pautou-se na Psicologia Histórico-Cultural. Como procedimento de análise da base empírica do estudo, utilizou-se a modalidade metodológica de análise de conteúdo. Delimitou-se, para a análise, atividades de aprendizagem/projetos elaborados e executados por professores de Matemática, que lecionam em escolas da rede estadual de ensino, localizadas na cidade de Criciúma/SC. Também, em alguns exemplos contidos nas publicações da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SED). A interpretação inferencial foi desenvolvida com base nas seguintes categorias: distanciamentos/aproximações dos projetos com o referencial teórico, foco conceitual e regularidades conceituais. Com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo, no momento da análise explicita-se as incoerências ou traduções teóricas duvidosas tanto por parte da SED, quanto dos professores. A mais evidente delas está no conteúdo de ensino, ou seja, a ênfase em um tema, que secundariza os conceitos científicos de Matemática e, por extensão, se apegar aos conhecimentos cotidianos. O destaque para o enfoque temático atribui ao ensino um papel distinto daquele conferido pela Teoria Histórico-Cultural, qual seja: é função da escola colocar o aluno em atividade de estudo, cujas tarefas primem pelo que é de mais atual do que a humanidade produziu cientificamente. Como decorrência, o estudante desenvolve o pensamento teórico e elabora as formas de generalizações teóricas.     

 

27 de fevereiro de 2012 às 15:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário