Sociologia - Licenciatura

Unesc inicia Licenciatura em Sociologia em parceria com Governo Federal

Unesc inicia Licenciatura em Sociologia em parceria com Governo Federal
Janete Trichês Mais imagens

 

 

 

A aula sobre as Bases do Pensamento Político Ocidental marcou o início, no último sábado (7/11), no campus da Unesc, do funcionamento do curso de Sociologia – Licenciatura. O curso faz parte do projeto Plataforma Freire (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), idealizado e financiado pelo Governo Federal. Os 38 estudantes que participam do projeto são professores, assistentes técnicos e consultores educacionais que atuam no sistema público de ensino, municipal ou estadual. A aula inaugural contou com as presenças da diretora da UNAHCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), mestre Samira Casagrande; com a coordenadora de ensino, mestre Vera Silvestre Cruz; e da coordenadora do curso, mestre Guiomar da Rosa Bortot, que também coordena o curso de Pedagogia na universidade.  

 Contribuição

 Ao dar as boas vindas aos novos alunos, a professora Guiomar disse que a Unesc assume este projeto como contribuição para o desenvolvimento de novos saberes nas Ciências Humanas e na Educação. “Ser professor significa, antes de tudo, ser um sujeito capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contextos pedagógicos práticos”, disse. “Ser professor, mais que uma carreira, é uma missão. Para se manterem motivados e atualizados, têm de reconhecer que mesmo sendo ótimos professores, têm sempre algo a aprender”. 

 Carência de professores

 No Brasil, existe cerca de 350 mil professores em exercício profissional que não possuem formação em nível de graduação e quase 300 mil que possuem graduação, mas em área distinta daquela em que atuam. Os números do último Censo Escolar foram colocados pela professora Samira, ao fazer um histórico sobre a política de formação de professores no país.

“A universidade tem se dedicado a “cuidar” da formação dos educadores, no sentido expresso por Boff, quando argumenta que precisa-se “saber-cuidar” da vida, da morte, da saúde, dos excluídos e empobrecidos, das crianças e idosos, da sociedade sustentável e do nosso próprio nicho ecológico”, disse a diretora. “A criação deste curso fortalece sua missão no contexto do compromisso com o “cuidado” para com a formação de educadores que possam vir a atuar na perspectiva do fortalecimento da cidadania”.

 

09 de Nov. 2009 Postado por Janete Trichês - Comunicação Social em Notícias

10 de maio de 2011 às 14:48
Compartilhar