Comissão Própria de Avaliação

Resultados da avaliação institucional são apresentados

Resultados da avaliação institucional são apresentados
Reitor recebeu documento durante seminário nesta segunda (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Gestores, professores e funcionários da Unesc conheceram na tarde desta segunda-feira (27/6) os resultados do processo de avaliação da Universidade, durante o 5º Seminário de Avaliação Institucional. Realização da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e pelo SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, o evento foi um espaço para a apresentação da metodologia de pesquisa, da comissão envolvida no processo, dos principais avanços e desafios em cinco eixos temáticos, para tirar dúvidas e coleta de sugestões para o aprimoramento do trabalho. A avaliação institucional tem a participação de professores, alunos e funcionários da Unesc.

Segundo o reitor Gildo Volpato, esta semana, o 22º curso da Universidade será avaliado por uma comissão do MEC (Ministério da Educação), e os resultados da avaliação institucional contribuem para a reflexão sobre os processos. “Esta avaliação é de grande importância e todos estão trabalhando para que a Universidade obtenha cada vez melhores resultados”, comentou, parabenizando a equipe do SEAI e a CPA.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, considera a avaliação institucional importante para subsidiar ações e afirmou que estes resultados serão discutidos em um fórum que ocorre em julho.

Segundo o coordenador do SEAI, Thiago Henrique Almino Francisco, a autoavaliação auxilia na formulação de estratégias que vão nortear a expansão da Universidade, na identificação de novos cenários e na consolidação de políticas institucionais. Além disso, ele afirma que a avaliação se caracteriza como um mecanismo de consolidação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), por ser um marco norteador de ações estratégicas e permitir um olhar crítico sobre as ações institucionais. “A sugestão é de que se faça uso deste documento como base para auxiliar a tomada de decisões”.

O seminário teve ainda a participação da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; da pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto; dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve; da coordenadora do SEAD (Setor de Educação a Distância da Unesc), Graziela Fátima Giacomazzo; da analista do SEAI, Anne Marie Scoss, e da professora e membro do corpo docente do SEAI, Guiomar da Rosa Bortot. 

Principais resultados


Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
Avanços: 58% dos planos de ação do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) foram executados; marco regulatório das Universidades Comunitárias; ampliação da Biblioteca Professor Eurico Back; ampliação das atividades de pesquisa e extensão e implantação de dois novos Programas de Pós-Graduação (PPGSCol e PPGDS).
Desafios: Ter o PDI como suporte para a tomada de decisões; fortalecimento da política de EAD, acompanhamento e controle dos indicadores do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Curso) e política de inovação e propriedade intelectual.

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
Avanços: Forte relação entre a responsabilidade social e a missão da Universidade; promoção do diálogo entre os setores produtivos; atuação do Núcleo de Empreendedorismo; aumento significativo do número de projetos de extensão para atendimento à comunidade e o Território Paulo Freire.
Desafios: Políticas para os egressos, visibilidade maior aos projetos de extensão na comunidade.

Eixo 3: Políticas Acadêmicas
Avanços: Reconhecimento da Ouvidoria como como mecanismo de comunicação; fortalecimento das atividades e relações com a comunidade; ações para potencializar a abrangência das informações da Unesc (Secom) e as Visitas Orientadas realizadas pelos Programas de Relacionamento.
Desafios: Ampliar a discussão sobre EAD, disseminar o uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e aproximar a relação entre CPA e Ouvidoria.

Eixo 4:
Políticas de Gestão
Avanços: Percepção da comunidade quanto a importância da Unesc para o desenvolvimento regional; realização de ações integradas entre as Pró-Reitorias e fortalecimento das Licenciaturas no contexto da Universidade.
Desafios: Melhorar o uso dos resultados das avaliações internas nos procedimentos de autoavaliação e a utilização dos resultados da avaliação institucional como parâmetro por diversos setores da Universidade para a tomada de decisões.

Eixo 5: Infraestrutura
Avanços: Criação de novos espaços no campus; abertura do Restaurante Universitário; criação do Laboratório de Metodologias Ativas e ampliação da Biblioteca.
Desafios: Ampliação da sala para os docentes.

A íntegra dos resultados da autoavaliação estará disponível no blog da CPA (clique aqui)  ainda esta semana.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de junho de 2016 às 21:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário