Extensão

Projeto de extensão promove resgate histórico do bairro Cidade Mineira Velha

Projeto de extensão promove resgate histórico do bairro Cidade Mineira Velha
Evento especial será realizado neste sábado (23/11) com o envolvimento de toda a comunidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O sábado (23/11) será de fortalecimento de vínculos, resgate histórico, informação, cidadania e diversão no bairro Cidade Mineira Velha, em Criciúma. A localidade receberá o 1º Minerar Reciclando Histórias de Vidas e Ideias, evento realizado em parceria entre o projeto de extensão Diálogos Urbanos, da Unesc, a Associação de Moradores do bairro e a Escola Padre Carlos Wecki. As atividades ocorrerão das 8h às 12h nas dependências da escola parceira.

A preparação para o evento, conforme a professora participante do projeto Diálogos Urbanos, Amanda Castro, vem sendo construída junto da comunidade em encontros quinzenais ao longo de todo o ano. “Fizemos encontros com metodologias participativas com o grupo para identificar suas necessidades. Nessas atividades ficaram evidentes questões como a importância dos integrantes da comunidade se identificarem mais com o local onde vivem, com as pessoas, com o espaço e a história, por exemplo, como forma de mostrarem mais cuidado e apreço pelo local”, explica.

Utilizando histórias escritas por moradores do próprio bairro como lembrança de suas infâncias e adolescências, além da exposição de fotografias histórias, de acordo com Amanda, serão transmitidos ensinamentos que trarão um maior sentimento de pertencimento a cada cidadão. “Queremos resgatar a história e, com ela, integrá-los. Acreditamos que desta forma os participantes terão um olhar diferenciado para situações que vão desde o cuidado com o meio ambiente e descarte de resíduos, até a consciência de não serem agentes de violência e cuidado um com o outro”, completa a professora.

O evento que movimentará toda a comunidade promete reunir mais de duas mil pessoas para atrações como apresentações de teatro e dança, um túnel do tempo com exposição de fotos, oficina de compostagem, oficina de sabão caseiro, além do atendimento com profissionais da área da saúde à disposição. Ainda de acordo com Amanda, o processo de aproximação com a comunidade envolveu ainda o concurso para eleição de uma bandeira oficial para Escola Padre Carlos Wecki, sendo que o vencedor também será conhecido no evento.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2019 às 14:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário