Extensão

Extensão: ações multiplicadoras de conhecimento e de carinho por meio da Universidade

Extensão: ações multiplicadoras de conhecimento e de carinho por meio da Universidade
Serviços prestados nos projetos de Extensão da Unesc alcançam mais de 30 mil pessoas no Sul catarinense (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Constituição brasileira, no artigo 207, diz que “As universidades (…) obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. No que diz respeito ao ensino e à pesquisa, suas funções ficam mais evidentes no meio universitário. No entanto, o que muitos ainda não conhecem na real dimensão, é a importância da Extensão, pilar que tem a mesma importância e exerce papel social fundamental. No Estatuto da Unesc, artigo 40, a definição do trabalho extensionista é de que se trata de “um processo de prática educativa, cultural e científica que se integra ao ensino e à pesquisa, viabilizando a ação transformadora entre a Unesc e a sociedade e o retorno da aplicação desses aprendizados para a melhoria da prática acadêmica de alunos e professores”. De forma clara, a extensão pode ser explicada como a mais genuína troca entre a comunidade e a Academia no qual o resultado é o bem comum.

Dentre as inúmeras funções louváveis que permeiam o trabalho de uma Universidade, em especial de caráter comunitário, as ações de extensão de destacam como a forma prática de fazer a diferença na vida do próximo. No extremo Sul catarinense, região do entorno da Unesc, mais de 30 mil pessoas já foram de alguma forma beneficiadas por ao menos uma das quase 200 iniciativas da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade. O número significativo engloba cidadãos de todas as idades envolvidos em atividades que podem ter foco em assuntos como comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho.

Nesta quinta-feira (2/5), dia em que é comemorado o Dia da Extensão, os olhos da comunidade acadêmica da Unesc se voltam a este, que é um dos principais pilares da Instituição. Ao longo de toda semana, programações especiais preparadas especialmente para a data pretendem enaltecer o trabalho feito até então nestes 50 anos de Universidade e conscientizar alunos, professores, colaboradores sobre a importância dos projetos em cada uma de suas áreas.

Conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, atualmente, as ações comunitárias da Unesc chegam a mais de 40 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul, sempre em busca de atender demandas da sociedade e promover o desenvolvimento. “São trabalhos realizados por professores extremamente qualificados que, acompanhados de alunos dos mais variados cursos, estão com o coração aberto para uma troca com aquele público. Seja uma ação voltada à saúde da comunidade ou ao meio ambiente, nós levamos serviços importantes e, em troca, somos presenteados também com muito carinho e aprendizado sempre. É engrandecedor”, salienta.

De acordo com Fernanda, as 200 iniciativas propostas pela Universidade se dividem em três temas centrais: as ações universitárias, projetos nos quais os alunos são levados à experiência real e direta na comunidade; as ações de prestação de serviços, atividades que levam serviços de saúde, direitos e assistências pessoais e sociais; e ações de cultura, aquelas que envolvem a promoção da arte. “Dentro deste cenário temos colaboradores, professores e alunos diretamente envolvidos nos projetos que se desenvolvem ao longo de todo o ano. Além de oferecerem experiências incríveis aos acadêmicos, os projetos são ainda vias de acesso a bolsas de estudo, já que hoje contamos com 534 bolsas acadêmicas concedidas por meio da extensão”, explica.

Os projetos, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fazem parte de um pilar fundamental da Instituição, sobretudo por se tratar de uma Universidade Comunitária. “A extensão qualifica o ensino de graduação e oferece subsídios para a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, além de ser uma estratégia que permite e articula o diálogo da universidade com a sociedade. Temos projetos incríveis, apaixonantes, que são sempre uma via de mão dupla: a Universidade transforma os cenários e esta experiência transforma os estudantes e professores que participam desse universo”, garante.

Exemplos na prática

A aluna do Bairro da Juventude, Andrielli Machado Ribeiro, de 15 anos, é um exemplo claro da forma como as atividades podem impactar diretamente a vida daqueles que são atendidos. A adolescente participou em 2018 da ação “Empreendedorismo e plano de negócios: Ações direcionadas a capacitação de jovens e adolescentes do Bairro da Juventude”, comandada pelo professor, Abel Corrêa de Souza, do curso de Administração da Unesc, e que hoje colhe bons frutos.

Neste projeto, em visitas semanais ao Bairro da Juventude, o professor passa, aos adolescentes e jovens, lições de teoria e prática para que possam, no futuro, saber como dar os primeiros passos em um negócio próprio ou até que estejam capacitados para o trabalho nas mais variadas empresas. A segunda parte dos encontros é sempre comandada pelo chef de cozinha Cleiton Machado, responsável por repassar lições valiosas de culinária aos participantes. Ao longo de sua participação como aluna, Andrielli mostrou sua força de vontade e aptidão para a função, aspectos que não passaram despercebidos pelo professor, que, em 2019, a escolheu como Jovem Aprendiz da ação. “Ela se destacou. Sempre se mostrou comprometida e disposta a fazer além da obrigação. Quando precisamos escolher alguém para trabalhar como assistente, não tivemos dúvida e demos a ela a oportunidade”, lembra Cleiton.

Dividindo a rotina entre os estudos no curso de Programação, os estudos do Ensino Regular e o trabalho na cozinha auxiliando o professor, Andrielli é grata pelas portas que lhes foram abertas. “É ótimo já poder ter uma relação de chefe para assistente e ao mesmo tempo de amigo para amigo. Eu aprendo muito aqui e, mesmo que não siga nessa profissão, os ensinamentos são para a vida e para sempre”, comenta a jovem.

Quem também tem a rotina puxada e ainda assim leva a vida sempre com um sorriso no rosto é a cozinheira Maria Regina Vitória. Aqueles que passam pela Unesc nas quartas-feiras certamente conhecem seu sorriso e seus produtos vendidos na Feira da Economia Solidária. São biscoitos, pães, bolos, pizzas, lasanhas, entre tantos outros quitutes cheios de carinho para quem quiser se aproximar para uma compra ou uma conversa. A Feira faz parte dos mais antigos projetos de extensão da Universidade e também está na história da vida da conhecida Dona Regina. “Aqui eu fiz muitos amigos e faço boa parte da minha renda. Nos dias que antecedem a Feira eu trabalho quase de uma madrugada a outra para dar conta de finalizar tudo para trazer, mas não reclamo. Faço cada um com muito amor, pois isso faz a diferença para mim e para a minha família”, destaca.

A venda dos produtos por meio da Unesc, somada ao trabalho incessante de venda na sua comunidade, faz com que Regina contribua de forma significativa com o sustento da casa e no auxílio financeiro à filha, que estuda fora do país. “Esse é um sonho dela que, por meio do nosso trabalho aqui, estamos ajudando a realizar. Enquanto puder vou estar aqui fazendo isso por ela”, comenta orgulhosa.

Ações comemorativas

Com foco na celebração do Dia da Extensão, na noite desta quinta-feira (2/5), a partir das 19h30 no Auditório Ruy Hülse, a Unesc acolherá a comunidade em um café aberto ao público para conversar sobre o que é a extensão e apresentar as ações desenvolvidas na Instituição. “Será um espaço com atrações que trazem a essência da prática comunitária, com atividades artísticas e culturais. Logo na chegada ao evento, os convidados poderão prestigiar o trabalho do grafiteiro e artista plástico Ricardo Herok, que estará pintando uma tela em homenagem ao Dia da Extensão. Teremos também momentos com alguns projetos e outras ações pensadas especialmente para o encontro”, conta a assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

O café oferecido pela Universidade também contará com produtos do projeto de extensão Feira da Economia Solidária, que reúne produtores agrícolas e estimula o empreendedorismo em um só lugar, para trocar informação e comercializar produtos sustentáveis e saudáveis de forma cooperativa.

Ainda em alusão à data, no sábado (4/5), a Universidade estará na Praça Nereu Ramos, das 9 às 12h30, com atendimentos de orientação, prevenção, informação sobre direitos e deveres, cuidados pessoais, meio ambiente e outros assuntos que impactam diretamente no dia a dia da comunidade, com a participação de projetos de extensão da Instituição.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de maio de 2019 às 07:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário