Núcleo de Gestão da Inovação e Transferência de Te

Feira da Inovação encerra programação da SCT com incentivo ao exercício de inovar

Feira da Inovação encerra programação da SCT com incentivo ao exercício de inovar
Proposta vencedora da noite de pitches foi a plataforma “psiU”, que propõe ações para melhoria da saúde mental dos colaboradores nos ambientes de trabalho (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um ambiente democrático para apresentação de ideias transformadoras com foco na resolução de dores reais. Esse foi o cenário da noite desta sexta-feira (12/11) no Auditório Ruy Hülse para a 8ª edição da Feira de Inovação da Unesc, evento que integrou e encerrou a programação da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição. A noite contou com a 12 pitches, apresentações de ideias resumidas em três minutos, com propostas para os mais variados segmentos.

O grupo de participantes integrou adolescentes que ainda cursam o Ensino Médio até professores doutores em um espaço no qual disputaram de igual para igual. Entre as temáticas abordadas pelas equipes estiveram soluções para o acompanhamento do estado de saúde mental de colaboradores de empresas, até ferramenta para auxílio na busca por bolsas de estudo, aplicativo para auxílio no atendimento para saúde coletiva, produto voltado à autoestima de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e público LGBTQIA+, entre muitas outras ideias disruptivas.

A apresentação das propostas para o corpo de jurados foi feita de forma virtual por um representante de cada equipe. Após cada pitch os avaliadores tiveram cinco minutos para questionamentos, comentários e sugestões em torno das ideias.

O encontro marcou o encerramento da 12ª SCT e contou com a presença de lideranças como a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Governo do Estado (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, do gerente da Aditt e coordenador da Feira da Inovação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo e da coordenadora geral da Semana de Ciência e Tecnologia, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia.

Para o representante da Fapesc, o principal conselho para as equipes é de que sigam aprimorando suas ideias e inovando. “Não desistam. Empreender é fluxo contínuo. Aproveitem esses momentos e façam conexões. A Unesc está oportunizando mais uma vez um encontro incrível que valoriza o potencial inovador. Este trabalho está transformando os estudantes, a região e o Estado”, destacou Fábio.

Da mesma forma, a pró-reitora da Universidade incentivou que os envolvidos sigam engajados nos próximos projetos de inovação que a Instituição prepara para 2022. “Desejo que este seja um ensaio para ações ainda maiores dentro dos nossos sete hubs de inovação preparados para o próximo ano e que certamente servirão como ainda mais gás para os seus projetos”, comentou Gisele, que deixou o agradecimento especial à Fapesc pelos editais de incentivo.

Vencedora com foco na saúde mental de trabalhadores

Entre as excelentes ideias apresentadas a grande vencedora foi a plataforma “psiU”, idealizada para utilizar inteligência artificial e gamificação na identificação de métricas que envolvem saúde física, mental, social e ambiental para mensurar a qualidade de vida dos trabalhadores de organizações.

A proposta é a mesma que apresentada no Reuni Challenge SC, a maior competição de empreendedorismo universitário, na qual o grupo formado por acadêmicos da Unesc conquistou o terceiro lugar e consolidou a Universidade como instituição de ensino superior não estatal mais empreendedora do estado e a segunda melhor no quesito.

A ideia vencedora vem sendo trabalhada pela equipe formada por Cassiano Carlos Farias, Leonay Camargo Padilha, Caroline Eugenio, Furlan, Victória Pereira dos Santos e Júlia Teixeira Daminelli, a responsável pela apresentação. Cada um deles será premiado com um Smartwatch Xiaomi Mi Band 4 Preto, um fone de ouvido Xiaomi Redmi Airdots Bluetooth um Echo Dot Smart Speaker com Alexa, além da gratuidade para um período/módulo em um dos Cursos/Atividades de Extensão Universitária Unesc ou em um dos Cursos do Instituto de Idiomas Unesc. A startup receberá 50% de desconto nos primeiros seis meses de incubação na Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec.in) da Universidade.

Time de jurados

A avaliação das apresentações ficou por conta de um time de jurados com experiência no universo da inovação e no mercado de trabalho. Formaram este time o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Criciúma, Aldinei João Potelecki, o assessor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do Município, Edson Silva, o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back, o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral, o gerente da Procer, Alex Paranha e do especialista em tecnologias no Senai de Belo Horizonte, Max Rodrigues. Os jurados avaliaram critérios estabelecidos para os pitches como originalidade, relevância do potencial de inovação apresentado e o potencial de aplicabilidade da solução.

STC de sucesso

A SCT é promovida pela Unesc com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e apoio da Biozenthi Dermocosméticos, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2021 às 23:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário