Projeto Prosperidade Sul Catarinense

Terceiro seminário reúne grande público em Laguna

Terceiro seminário reúne grande público em Laguna
Mais imagens

"A nossa realidade no Sul de Santa Catarina não vai mudar se não mudarmos nossa maneira de pensar. Precisamos superar nossos ranços". A afirmação é do secretário de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Geraldo Althoff, feita durante o terceiro seminário de nivelamento do projeto Prosperidade Sul Catarinense, na tarde desta quinta-feira (17/9), no salão de eventos do Laguna Turist Hotel, em Laguna.

O evento reuniu prefeitos, representantes dos segmentos empresarial, militar e da sociedade civil e jornalistas das três microrregiões de Tubarão, Laguna e Braço do Norte. A iniciativa é do Grupo RBS, em parceria com a Unesc e Unisul, Rádio Som Maior, Sebrae, projeto Acorde, Acit (Associação Empresarial de Tubarão). Seu objetivo é promover a cooperação e integração regional em nome do desenvolvimetno do Sul do Estado.

Aspectos históricos-culturais

Althoff foi o primeiro palestrante do seminário, abordando o tema "Aspectos histórico-culturais e econômicos", oportunidade em que apresentou os vários aspectos agregadores e desagregadores da região.  O potencial energético, a história, as etnias, a diversidade econômica e a presença das universidades, entre outros aspectos, foram destacados pelo palestrante. Da mesma forma, ele ressaltou como aspecto histórico negativo a disputa entre as cidades de Laguna, Tubarão e Criciúma. "Unidos somos mais fortes. Temos que ser parceiros", finalizou.

Na seqüência, dentro da mesma temática, o consultor econômico da Secretaria de Estado do Planejamento Sérgio Sachetti apresentou indicadores de desenvolvimento da região. Falou também sobre o projeto Acorde (Ação Conjunta de revitalização e Desenvolvimento), vinculado ao programa Projetos Litoral Sul, de iniciativa do governo estadual.

Integração

O diretor de Programas Regionais das Regiões Sul e Sudeste do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Moreira, encerrou o seminário, apresentando informações sobre as ações do ministério. Ele fez uma exposição sobre os canais que estão abertos no órgão federal para o desenvolvimento de projetos, detalhando alguns aspectos técnicos do processo. E destacou que a mobilização dentro do território regional é fundamental para se buscar recursos e viabilizar projetos junto ao governo federal.

Frases

"Precisamos aqui fortalecer o conceito do pensar regionalmente. O pensamento sistêmico é fundamental. Unidos, sairemos daqui mais fortes. O pensamento de competição entre nós precisa ser superado". Gildo Volpato, reitor da Unesc

"Mudar pressupõe compromisso e o fato de estarmos aqui neste seminário, e nos demais já realizados, sinaliza que estamos comprometidos, que estamos assimilando e disseminando um novo conceito de desenvolvimento regional, que tem como premissas a integração, a parceria, a comunicação e o compromisso". Ailton Nazareno Soares, reitor da Unisul.

"Nós que representamos os cinco municípios da região de Laguna, estamos muito entusiasmados com esta possibilidade. Será muito bom para todos. Temos um dos menores índices de IDH do Estado. Com essa iniciativa, puxada pela Unesc e Unisul e a RBS, temos possibilidades de desenvolver projetos e promover o desenvolvimento". Mauro Candenil, secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna.

 "A integração do sul em torno de projetos comuns vai, com certeza, prosperar, com essa iniciativa". Jairo Cascaes, secretário regional de Desenvolvimento Regional de Tubarão.

"Penso que está se quebrando a questão do bairrismo entre Tubarão e Criciúma. O Sul vai ganhar com isso, já estava na hora". Gelson Luiz Padilha, secretário de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte.

20 de novembro de 2009 às 20:10
Compartilhar