Sala dos Municípios

Unesc e Unoch estão mudando vidas por meio de parceria

Unesc e Unoch estão mudando vidas por meio de parceria
Objetivo é promover novas ações ainda neste semestre (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc, por meio da Sala dos Municípios, e a Unoch (Associação Uma Nova Chance) estão trabalhando juntas pela reintegração de pessoas que por um momento de suas vidas foram privadas de liberdade. Na tarde desta sexta-feira (25/10), a parceria resultou na formação de 17 pessoas no workshop “A árvore da vida”, ministrado pela professora do curso de Psicologia Rosiméri Vieira da Cruz de Souza.

No encontro, os presentes participaram de ações lúdicas e socializaram suas histórias de vida. Um dos beneficiados foi Ricardo Alexandre Nunes Pacheco, que avaliou o momento como fundamental para sua reintegração e de seus colegas. “A palavra é esperança. Sabemos que temos um grupo capaz, com mecânicos, carpinteiros, pessoas de talento e com vontade de crescer. O que precisávamos era de um empurrão, e ele nos foi dado pela Unesc e pela Associação”, afirmou.

O participante Douglas da Silva foi além e descreveu o auxílio como significado de uma transformação. “Eu já sai do trilho para vender bolacha dentro da Universidade. Hoje entro aqui para aprender e ter acesso a oportunidades que podem mudar minha vida”, destacou.

A história de Pacheco e Silva vai ao encontro da missão da Instituição, que segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza, está de portas abertas para seguir auxiliando a comunidade. “A educação é sinônimo de mudança de vida. Juntos, nos ajudando, podemos crescer. O papel da Unesc, comunitária, é se colocar à disposição para que todos aqui presentes continuem conosco. Serão todos bem-vindos”, ressaltou.

Ainda neste segundo semestre, o objetivo das instituições é oferecer palestras motivacionais para os participantes. Para 2020 a intenção é realizar projetos de extensão voltados ao assunto. “Com estas ações colocamos a chave da vida na mão de cada um. Nosso desejo é que agarrem esta oportunidade e transformem em atitude, refletindo em suas vidas”, frisou o presidente da Unoch, João Neto.

A Associação tem como objetivo atender a pessoas que por um momento de suas vidas foram privadas de liberdade com cursos técnicos, palestras e ações voltadas para a ressocialização para o mercado de trabalho, além de reintroduzi-los na sociedade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2019 às 18:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário