Sala dos Municípios

Segurança pública é tema de evento na Universidade

Segurança pública é tema de evento na Universidade
Representantes da Polícia Militar conversaram com professores e estudantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (6/4) foi voltada ao debate sobre segurança pública na Unesc. Professores e estudantes conversaram com representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil de Criciúma sobre criminalidade, o trabalho dos policiais e as atitudes que cada um pode adotar para contribuir com o aumento da segurança do cidadão.

Segundo o capitão do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma  Eduardo Moreno, em 2015, a Amrec registou 89 homicídios, sendo destes, 61 apenas em Criciúma. Este foi o maior número de casos no munícipio nos últimos anos. Em contrapartida, o número de furtos foi reduzido. “Não é possível atribuir o aumento ou a redução da criminalidade apenas a atuação da polícia. A população também tem parte nisso”, comentou ele, ao exemplificar ações realizadas em parceria entre a Polícia Militar e a comunidade, no sentido de aproximar os policiais da população e criar uma rede de vizinhos protegidos, onde os moradores cuidam uns das casas dos outros por meio de câmeras e relatos à polícia, por meio do uso do aplicativo Whatsapp.

Durante o encontro, o policial da Delegacia Regional de Criciúma Francis Mezzari, detalhou mais os números da criminalidade no município e os fatores que podem contribuir para isso. Segundo ele, em 95% dos homicídios no ano passado houve envolvimento da vítima ou do autor do crime com o tráfego ou uso de drogas.

Segundo o coordenador da Sala dos Municípios, responsável pelo evento “Segurança Pública: Papel como Universidade”, Tiago Colombo, o debate desta quarta-feira teve o intuito de fazer uma provocativa sobre o tema segurança pública trazendo a tona o papel de cada um como cidadão e o os projetos que podem ser executados na área junto da Unesc.

“A Universidade é o espaço para fazer acontecer o debate de todos os temas importantes para a sociedade, como segurança pública”, afirmou o reitor Gildo Volpato, que fez a acolhida aos participantes do debate. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, destacou que o evento de hoje marca o início dos encontros que a Sala dos Municípios fará ao longo do ano, abordando temas pertinentes para a comunidade em geral. O encontro teve ainda a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de abril de 2016 às 18:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário