Setor de Esportes

Beach Tennis chega na Unesc

Beach Tennis chega na Unesc
Universidade oferece modalidade para os seus colaboradores(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Esporte que está se tornando o preferido de muita gente, o Beach Tennis agora está no cotidiano da Unesc. A partir desta segunda-feira (25/10), o Setor de Esportes e o curso de Educação Física da Universidade passaram a oferecer a prática da modalidade. O esporte é praticado em quadra de areia, nos mesmos moldes do vôlei de praia, com a utilização de raquetes e bolinhas apropriadas para o desenvolvimento do jogo, podendo ser disputado individualmente ou em duplas.

O Beach Tennis mistura tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol, é de fácil aprendizagem e muito dinâmico na sua proposta. O objetivo do jogo é lançar a bolinha na quadra adversária sem deixar cair no chão do seu lado. Por ser de fácil prática e divertido, é considerado ideal para aprimorar o condicionamento físico e mental.

O professor Antônio Augusto Schafer, do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), foi um dos primeiros a se inscrever. “Já sou praticante do esporte há algum tempo e é uma atividade muito boa. Essa iniciativa do curso de Educação Física e do Setor de Esportes é muito legal para os colaboradores. Como médico e professor na área da saúde sabemos a importância do exercício físico, ainda mais na areia, que fornece um preparo físico bem legal e também tem essa questão de interação com outras pessoas. É um esporte fácil de praticar e muito gostoso”, comentou.

O curso de Educação Física colocou à disposição dos colaboradores um acadêmico e bolsista para orientar e acompanhar as atividades. Conforme o aluno instrutor, Luca Mota Couto da Silva, o Beach Tennis é muito divertido. “É um esporte praticado na areia, que não tem muito impacto e é muito divertido, ideal para quem não faz nenhum tipo de atividade esportiva e quer sair do sedentarismo. Hoje é o esporte que mais cresce no mundo”, relatou.

Segundo o coordenador e professor do curso de Educação Física, Joni Marcio de Farias, o Beach Tennis é um esporte que vem conquistando muitos adeptos. “A modalidade está na moda na nossa cidade e no país. A ideia é trazer mais uma atividade para que o colaborador saia um pouco da rotina e venha colocar o pé na areia, brincar e suar. Essa iniciativa tem o aval da reitoria e da Pró-reitoria Acadêmica e foi implantada pensando no bem estar do nosso colaborador. É mais uma opção para ser praticada pelos colaboradores da Unesc. Na semana passada lançamos defesa pessoal, temos a academia e no ano que vem, certamente, voltam a natação e a hidroginástica, e assim vamos oferecendo a cada dia uma nova atividade”, destacou o coordenador. As inscrições para o Beach Tennis estão abertas para todos os professores e funcionários e podem ser feitas gratuitamente no Setor de Esportes (ramal 2756).

Onde tudo começou

O Beach Tennis, ou tênis de praia, nasceu na província italiana de Ravenna há 34 anos e foi inspirado pelo frescobol. No Brasil, chegou pelo Rio de Janeiro em 2008, sendo o primeiro estado a dar volume à pratica da modalidade. A Federação Internacional de Tênis (ITF) padronizou as regras em 1996 e hoje acontecem campeonatos com atletas profissionais pelo mundo todo. Conforme dados da ITF o esporte já é praticado por mais de 500 mil pessoas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2021 às 23:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário