Setor de Esportes

Colaborador de projeto da Unesc é três vezes ouro nos Parajasc

Colaborador de projeto da Unesc é três vezes ouro nos Parajasc
O nadador Ricardo Azevedo coloca o bem-estar como principal recompensa (Foto: Divulgação) Mais imagens

As três medalhas de ouro na natação da 13ª edição dos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) não foram a única recompensa para o colaborador do projeto Unesc Funcional, Ricardo Azevedo. Ele venceu as categorias 100 metros peito, 100 e 50 metros livre na última terça-feira (5/12). Os jogos estão sendo disputados em Criciúma e reúnem 1.700 atletas de 52 municípios catarinenses.  

Mudança de vida no esporte

Amputado em maio de 2015, Ricardo tinha problemas com excesso de peso e encontrou na natação uma forma de ter mais qualidade de vida. “Comecei há um ano e hoje meu peso reduziu muito, tudo graças aos mergulhos na piscina da Unesc. Essa mudança deu frutos que vão além de vencer. Mudei minha rotina, ganhei uma melhora de vida e superei meus limites”, destaca o nadador.

No fim das provas, os cronômetros marcaram dois minutos e 71 milésimos nos 100 metros peito, um minuto e 31 segundos nos 100 metros livre e 39 segundos e 85 milésimos nos 50 metros livre. O segredo para vencer, segundo Ricardo, foi a diversão. “Nem na hora de entrar na piscina coloquei vencer como prioridade. Poder estar ali para ser feliz foi minha recompensa. Se chegasse em último sairia satisfeito, porque já teria me superado mais uma vez”, explica.

O nadador treina na piscina da Universidade há pouco mais de um ano, com o acompanhamento do profissional Jaderson Daniel Leandro. Esta foi a primeira primeira participação nos Parajasc.

Força de vontade

Após encerrar sua participação nos Jogos, Ricardo dá a dica a quem ainda está começando. “Não importa a dificuldade, a força de vontade tem que ser maior. Nada pode ser maior do que você gosta. Se não for a natação, pode ser o futebol, a corrida, ou qualquer outro esporte. O importante é querer e ir atrás, o resto vem como resultado da sua alegria”, afirmou ele.

Unesc na final do Handebol

O estudante de Educação Física dá Unesc Jeferson Francisco também pode subir ao pódio dos Parajasc na manhã desta quinta-feira (6/12). Ele faz parte da equipe de Handebol de Criciúma e foi vice-campeão brasileiro no mês de novembro. Partida decisiva será disputada contra Chapecó.

Unesc funcional

Desde março de 2016 o programa desenvolve atividades que auxiliam pessoas a ingressarem em uma vida mais saudável, através do esporte. Os interessados podem participar entrando em contato com o Núcleo de Pesquisa em Práticas Corporais pelo telefone 3431-2781.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de dezembro de 2017 às 18:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário