Enfermagem

Acadêmicas de Enfermagem realizam capacitação sobre a Rede Catarina aos profissionais da saúde de Siderópolis

Acadêmicas de Enfermagem realizam capacitação sobre a Rede Catarina aos profissionais da saúde de Siderópolis
Ação ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As acadêmicas da décima fase do curso de Enfermagem da Unesc, Greicy Salvaro e Tainá de Oliveira Pereira, realizaram nesta quinta-feira (3/9), na Secretaria de Saúde de Siderópolis, uma capacitação para as enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família e coordenação da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e da Atenção Básica de Saúde. Em pauta, o Projeto Rede Catarina de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, ocorreu em parceria com o Batalhão da Polícia Militar de Siderópolis e de Criciúma.

As estudantes realizaram a atividade de educação em saúde, que faz parte do Estágio de Prática Assistencial de Enfermagem e têm como orientadora as professoras Mira Dagostin e Neiva Junkes. Segundo Mira, as alunas escolheram realizar o estágio na Unidade de Saúde de Siderópolis tendo como uma das propostas, abordar a violência contra a mulher. “As acadêmicas foram muito proativas e comprometidas com a escolha do tema, assim, desenvolvendo capacitação sobre o Rede Catarina. Elas procuraram a Polícia Militar para realizar parceria com a Unesc e com as Unidades de Saúde de Siderópolis nesta ação. O maior objetivo foi preparar as enfermeiras de Siderópolis para disseminarem informações quanto a prevenção da violência contra mulher através do Projeto Rede Catarina, desta forma, proporcionando maior segurança e qualidade de vida a mulher”, afirma Mira.

As alunas do curso de Enfermagem da Unesc contam que a ação desenvolvida teve como objetivo tornar mais conhecido o Rede Catarina, como ele atua, qual a sua função na prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher. “O trabalho quis também orientar as enfermeiras a conversarem com suas equipes de saúde sobre o assunto. Incentivar o município sobre a possibilidade de adotar a campanha do “X” vermelho na mão, para que a mulher em situação de violência possa mostrar o sinal a algum profissional da saúde e o mesmo entender o recado e mantê-la em um local seguro e iniciar os primeiros atendimentos em saúde, além de acionar a Polícia Militar para dar início a todos os procedimentos legais de proteção à vítima e posteriormente, o acompanhamento do Rede Catarina”, explica Greicy.

A Rede Catarina é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. O programa se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica. A ajuda pode ser obtida por meio do número 190 para Policia Militar, 180 para a Central de Atendimento à Mulher ou em alguma unidade de polícia ou saúde mais próxima.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de setembro de 2020 às 10:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário