Enfermagem

Prática prepara futuros enfermeiros em simulação de emergência no campus

Prática prepara futuros enfermeiros em simulação de emergência no campus
Atividade ocorreu em diversos espaços da Universidade nesta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Salvar a vida de alguém pode ser uma questão de segundos. E é essa adrenalina que encanta a estudante do curso de Enfermagem da Unesc, Amanda de Jesus. Foi dentro da Universidade, ainda na primeira fase do curso, que ela se identificou com a área de emergência. Nesta quarta-feira (7/3), já na sexta fase da graduação, Amanda foi uma das estudantes a participar do 4º Simulado de Atendimento às Situações de Emergência.

Depois de entrar no curso de Enfermagem e conhecer a área, Amanda fez um curso de Socorrista, que a fez ter ainda mais certeza do caminho escolhido. “Todo dia é inesperado, na emergência é assim. Você tem a vida nas mãos, e por meio de um atendimento eficiente, você pode salvar alguém, sem nenhum dano”, conta a aluna.

A simulação ocorre por meio da disciplina de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), desenvolvida na sexta fase do curso. São quatro dias de simulação, com diversos casos diferentes, aplicados com intensa veracidade. Além das vítimas, que são produzidas com maquiagens realistas, alguns alunos também fingem ser familiares fora do controle, para intensificar o grau de dificuldade.

A professora responsável pela disciplina, Mariana Freitas, comenta que a evolução dos alunos nos quatro dias de simulado é evidente. “Eles se sentem mais seguros, começam a se preocupar menos com a avaliação e mais com o salvamento da vítima. A prática deixa o aluno cada vez mais preparado no decorrer dos semestres”, comentou a professora.

A atividade contou com a simulação de casos de vítima de agressão física, doença pulmonar obstrutiva crônica, trauma raquimedular, acidente vascular, entre outros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de março de 2018 às 22:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário