Enfermagem

Melhores do Brasil: Unesc está entre vencedoras de prêmio nacional para mulheres na ciência

Melhores do Brasil: Unesc está entre vencedoras de prêmio nacional para mulheres na ciência
Divulgação Mais imagens

A Unesc é uma das sete universidades brasileiras vencedoras do Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012, sendo a única universidade comunitária do Brasil a receber o reconhecimento. A Universidade é a única catarinense na lista, conquistando o prêmio pelo quarto ano seguido – a pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Gislaine Zilli Réus é a vencedora deste ano. Exceto a da Unesc, todas as pesquisadoras premiadas são vinculadas a universidades federais.

“Este prêmio foi muito importante, pois tudo o que aprendi na pesquisa foi aqui na Universidade. Isto é um grande incentivo, me mostrando que a Unesc tem uma ótima qualidade de ensino e grandes mestres, o que tornou tudo isso possível. Além disso, o prêmio é importante porque valoriza as mulheres como pesquisadoras”, comentou Gislaine. A pesquisadora premiada receberá uma bolsa de auxilio as suas pesquisas no valor de US$ 20 mil. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 26 de setembro de 2012, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.

Sustentabilidade

A edição deste ano do prêmio teve como tema a Sustentabilidade. Gislaine foi premiada na área de Ciências Biológicas com a pesquisa “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”, sobre ansiedade e depressão.

“Tanto a ansiedade quanto a depressão são problemas de saúde pública e apresentam alta mortalidade e repercussões econômicas significativas. No entanto, ainda não se sabe exatamente quais são as causas desses transtornos. Por isso é importante estudá-las para entender a neurobiologia deles e encontrar tratamentos mais efetivos”, explicou a pesquisadora.

Mulheres na Ciência

A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. Ela é voltada à valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e ao desenvolvimento científico. A Unesc já apareceu na lista de vencedoras com as pesquisadoras Alexandra Zugno (2009), Patrícia Fernanda Schuck (2010) e Tatiana Barichello (2011).

Em sua sétima edição, a iniciativa contempla sete jovens cientistas, nas áreas das ciências Biológicas, Físicas, Químicas e Matemáticas. Entre as universidades reconhecidas estão a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Pesquisadora

Desde 2004 na Unesc, Gislaine Zilli Réus atua como pesquisadora no Laboratório de Neurociências, com orientação do professor doutor João Quevedo, e como professora do curso de Enfermagem. Gislaine é formada em Ciências Biológicas (Bacharelado), sendo que durante sua graduação foi aluna de iniciação científica.

“Os anos de iniciação científica possibilitaram minha entrada no Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc. Terminei o doutorado no início de 2011 e logo iniciei o pós-doutorado aqui na Unesc. Durante os anos de doutorado e agora no pós-doutorado venho trabalhando na linha de pesquisa de depressão”, contou.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

22 de agosto de 2012 às 08:52
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Curso Engª de Agrimensura

24 de agosto de 2012 às 14:47

Parabéns para Gislaine e a Unesc!! Desejamos muito sucesso!!!

prof Natalia

23 de agosto de 2012 às 11:31

O meu reconhecimento à pesquisadora, aos envolvidos, aos mestres e à UNESC. O esforço de voces nos orgulha e motiva.

Deixe um comentário