Farmácia

Unesc forma 56 novos profissionais da área da Saúde

Unesc forma 56 novos profissionais da área da Saúde
A noite foi especial para os formandos e formandas de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

“Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade…”.

“Prometo que, ao exercer a profissão de bacharel em Farmácia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência…”.

“Juro por Deus e minha família, diante dos meus mestres, que me dedicarei à Fisioterapia com honra e dignidade respeitando a vida humana…”.

Com esses três princípios de juramentos acima evocados pelos recém formados, a Unesc realizou na noite desta segunda-feira (13/12), de forma híbrida, no auditório Ruy Hulse, a colação de grau especial de sete formandos e formandas do curso de Enfermagem, 28 bacharelandos e bacharelandas do curso de Farmácia e 21 graduandos e graduandas do curso de Fisioterapia. O evento teve transmissão pela Unesc Tv no You Tube.

Toda formatura é um momento especial aos estudantes que atingem a conclusão do curso escolhido e a profissão almejada. Nessas horas de felicidade extrema, junto aos pais e mestres, se encerra mais uma etapa e inicia outra nova nas trajetórias pessoais e profissionais. Novos horizontes, novos rumos os aguardam agora, fora do campus da Universidade. Entre salas de aula, laboratórios e Clínicas integradas, muito conhecimento foi repassado pelos docentes para a capacitação de cada um.

No discurso das três turmas, realizado em duas vozes pelas oradoras bacharelandas Luana Budny Niero (Farmácia) e Vitória Lessa Ribeiro (Fisioterapia), o teor mesclou orgulho, despedidas, recordações e futuro.

“Hoje, estamos aqui formalmente para fechar mais um ciclo de nossas vidas, mas também para abrir um mundo de possibilidades. Hoje também é o dia de relembrarmos nossa trajetória e de fazer planos para o futuro. Tudo parece um sonho, um filme que assistimos e não vimos a hora passar! Lembramos da primeira prova, do primeiro trabalho, da primeira amizade e do primeiro contato com o paciente. Esse tão esperado por muitos, e tão temido por outros”, discursou Luana.

Futuro

As oradoras lembraram, ainda, a busca incessante pelo novo. "Foram anos de dedicação, e agora seguiremos em frente. Que sigamos em busca da zona de desconforto, pois é lá que iremos nos manter no caminho da evolução. É lá que iremos lembrar das pessoas que nos abriram caminhos e pensar naquelas que estão contando conosco para abrir os seus caminhos também. Lembrem-se, se o medo se instaurar, apegue-se a tudo que passamos para estarmos todos aqui hoje. Busquem possibilidades e não deixem que o medo os impeçam de tentar. A maior recompensa que podemos ter não é a financeira. Ela nos oferece, sim, infinitas possibilidades. Porém, são as conexões e os encontros que vamos somando durante a nossa trajetória que fazem tudo na vida valer a pena”, concluiu Vitória.

A professora e paraninfa de todas as graduandas e graduandos da noite, Flávia Karine Rigo, emocionada com o convite, iniciou a sua fala agradecendo. “Quando penso na responsabilidade deste discurso, me pergunto quais os motivos que os fizeram acreditar, que algo que eu possa pensar, falar ou expressar pode ser relevante nesse momento tão especial. Penso que a farmacologia, a fisiopatologia e a Enfermagem, nos uniu e fico muito feliz, porque isto me faz acreditar que eu consegui passar a importância delas na profissão de vocês, mas além disso, penso que nossa relação de respeito e de amizade, me trouxeram até aqui. Queridos bacharéis e bacharelandas, vocês escolheram trabalhar com saúde. E promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e amor.  A incerteza da continuidade da vida amedronta, fragiliza e vocês terão o poder de amenizar esse sofrimento, além de renovar a esperança da vida. O dia que pudermos entender que a promoção da saúde depende de uma equipe multiprofissional, só aí compreenderemos o real significado da palavra humildade”, avaliou.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Silveira Coelho Lopes, presidente da sessão solene, no uso da palavra, buscou refletir com todos sobre a conclusão de um ciclo. “A vida é feita de ciclos. Cada ciclo é orientado por propósitos que norteiam as nossas vidas. Hoje, todos vocês encerram um ciclo. A felicidade tem relação direta com os propósitos. São eles que sedimentam o seu caminhar, suas escolhas, seus objetivos e metas. A felicidade está estritamente vinculada ao significado que você dá a tudo o que te envolve e faz parte da sua estrutura de vida, Seja a familiar, a amorosa, a espiritual e a profissional. Porém, o que promove a consciência do significado da felicidade, é o conhecimento acumulado ao longo da sua vida e o que você se apropriará daqui pra frente", afirmou.

Ela foi adiante, com dicas muito claras aos novos profissionais. "São palavras que me representam muito como pessoa e profissional: sejam a diferença e façam a diferença; tenham propósitos! Uma vida sem propósito é vazia e sem cor; enxerguem o amanhã com otimismo e perseverança; planejem-se e construam uma história de vida alicerçada em valores e objetivos; e sejam conscientes que os desafios da vida nos preparam para enfrentar novos desafios amanhã e nos fortalecerem", elencou a pró-reitora.

Homenagens

A noite ainda foi reservada para as prestar o reconhecimento de gratidão prestados pelos formandos e formandas aos seus professores. Foram agraciados :

A paraninfa, Flávia Karine Rigo

Homenagens do curso de Enfermagem

Professores Jacks Sorato, Mariana Freitas Comin e Karina Cardoso Gulbis.

Homenagens do curso de Farmácia

Professores Silvia Dal Bó, Angela Erna Rossato, Larissa de Oliveira de Baptista e Hugo da Silva Dal Pont.

Homenagens do curso de Fisioterapia

A patronesse Hérica Salvaro Fernandes e as professoras Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal, Évelin Vicente e o professor Fernando Schmitz Figueiredo.

Relação de Formandos


Enfermagem:

Bruna Aparecida Ferreira de Lima
Daniele de Souza Justin
Eduarda de Souza Fontana
Géssica Justo Behenck
Ismael Gessé Cittadin
Juliana Madeira

Farmácia:

Aline Jeremias
Amanda Premoli Serafim
Ana Paula Luz Pinto
Bárbara da Costa Pereira
Cláudia Dagostin Thomasi
Cláudia Santos de Oliveira
Cristiéli de Oliveira dos Santos
Cristina Sabino Batista
Eduarda Bettiol
Eduardo Machado
Elianara Cardoso Motta
Gabriel Paulino Luiz
Gabriela Schaukoski
Gustavo Garbeloto Comelli
Júlia Amaral Paganini
Julia de Sá Garcia
Júlia Lisbôa dos Santos
Julia reiser tramontin
Kaline Bittencourt Nola
Laura Olivio Mondardo
Luana budny niero
Maria Eduarda Magnus Bauer
Mirela da Silva Rodrigues
Monique Rodrigues Nascimento
Pâmela Pereira Ramos
Rackel Machado Santini
Vitória Barreto Almeida
Viviane Aparecida da Silva

Fisioterapia:

Alessandra Langer Scheffer
Brenda Silvestre Rodrigues
Caroline Francisco Savi
Daniel Gustavo Trindade
Fernanda Tavares Pereira
Josilene Martins Fernandes Patricio
Larissa Fernandes Furlan
Laura de roch casagrande
Letícia Monteiro Bettiol
Leticia Sangaletti Elias
Luana Madeira
Luana Manoel Vieira
Luana Réus Garcia
Marina Nowasco da Silva
Natália dos Santos Marcelino
Patrícia Maria Fontanella Sachet
Pietra de Souza Trombin
Ramilla Rosso Possamai
Renata Gripaldi Liesch
Suélen dos Santos Nazário
Vitória Lessa Ribeiro

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 13:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário