Farmácia

Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc

Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc
Várias ações foram oferecidas aos homens que passaram pelo hall da reitoria(Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Os homens da Unesc e aqueles que transitaram pelo hall da reitoria na tarde desta quarta-feira (24/11) tiveram uma oportunidade única. Foi uma chance especialmente preparada para que eles cuidassem da saúde. As acadêmicas do Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares ofereceram atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reiki, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial.

Segundo a professora Flávia Rigo, do curso de Farmácia, o momento é de reflexão, conscientização e orientação em alusão ao Novembro Azul, visando a prevenção do câncer de próstata. 

“Oferecemos várias práticas integrativas que ajudam a diminuir estresse, e ajudam a relaxar. O homem precisa de um cuidado especial neste Novembro Azul, já que é muito desligado com relação aos cuidados com a saúde. Queremos alertá-los sobre o risco do câncer de próstata, por isso estamos aqui para orientá-los da melhor forma possível”, explicou.

Para o colaborador do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, Rodrigo Ribeiro de Freitas, a iniciativa é extremamente interessante e importante, tendo em vista que o homem não se cuida tanto quanto a mulher.

“Quando se tem a oportunidade de estar sendo beneficiado, com várias atividades aqui no campus,  isso é muito importante até pela facilidade. Isto também mostra a preocupação da Universidade com a saúde do seu funcionário, da sua comunidade acadêmica e de todos que acabam passando por aqui. É uma oportunidade única de fazer vários tipos de tratamentos, aqui neste mês importante para o homem”, comentou.

Testagem rápida

As ações do Novembro Azul continuam na próxima sexta-feira (25/11), na clínica da Escola de Enfermagem. Haverá testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sífilis e HBsAG (Hepatite B), pela manhã, das 8h30min às 11h15min, e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para a realização desses exames é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Ainda na manhã de sexta, às 10 horas, nas dependências das Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação. 

A promoção do Novembro Azul é uma parceria da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário