Farmácia

Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia

Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia
A farmacêutica Bruna Wessler estará representando a categoria e a Universidade a partir de 2023 no CRF-SC (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

A professora e egressa do curso de Farmácia da Unesc, Bruna Giassi Wessler, foi eleita neste mês para ocupar uma cadeira de titular no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC). Bruna foi a mais votada na disputa estadual com 3.647 votos, 7,83% dos votos válidos, entre 21 candidatos. A posse está marcada para 10 de dezembro.

Ela contou, em entrevista ao programa Nossa Unesc que vai ao ar às 20h15min desta quinta-feira (25/11), detalhes da eleição, os planos para o mandato que exercerá no CRF/SC e algumas das pautas que pretende levar para as discussões dos farmacêuticos em nível estadual. O programa, que é exibido em TV aberta pela RTV Criciúma, canal 19.1 digital, já está disponível no canal Unesc Oficial no Youtube.

A eleição

Conforme o regimento interno do CRF/SC, Bruna toma posse neste ano, mas só começa a exercer o cargo no triênio 2023 a 2026. Sua bandeira de campanha foi baseada na aproximação da entidade com os associados. “Quanto mais o CRF estiver próximo, mais a gente consegue verificar quais os principais pontos precisamos melhorar para beneficiar os profissionais da nossa região”, explicou Bruna.

Segundo a futura conselheira, o Sul catarinense estava sem representatividade dentro da instituição há muito tempo. “Vamos recuperar este tempo e trabalhar para ampliar as ações. Estão surgindo várias áreas de atuação para o farmacêutico, como a farmácia clínica, a dupla Responsabilidade Técnica (RT), e também estamos pleiteando junto às prefeituras a contratação de profissionais para as farmácias das unidades de saúde”, acrescentou.

Presidente do CRF, Marco Koerich, também em campanha, esteve na Unesc para apoiar a candidatura da Bruna.A professora Bruna fez parte da chapa da situação, que saiu vencedora do pleito. “Temos muitas ações e muitas propostas que já vêm sendo desenvolvidas, algumas questões que agora por conta da pandemia a gente teve que tirar do papel. Vamos buscar resolver as questões de documentação para facilitar a inscrição dos profissionais e orientá-los sobre as outras áreas de atuação do farmacêutico que estão sendo regulamentadas e evoluindo através das consultas públicas", frisou. 

Farmácia clínica

Uma das principais bandeiras abordadas por Bruna no período eleitoral do CRF foi a adoção da farmácia clínica em Santa Catarina. Trata-se de uma política de conciliação terapêutica, já regulamentada em nível nacional, que permite aos farmacêuticos oferecer consultas a pacientes em farmácias.

"É como se fosse uma consulta farmacêutica. Dentro desse atendimento, a gente pode realizar diversas ações, dependendo do que o paciente necessitar. A gente pode fazer prescrição de alguns tipos de medicamentos, tudo já regulamentado. Podemos fazer encaminhamentos, solicitar exames e, principalmente, fazer análise dos medicamentos que o paciente já utiliza", comentou.

Ela apontou os diversos casos de pacientes polimedicados, "muitos que tomam de 10 a 20 medicamentos, para os quais, na consulta, a gente conseguirá analisar os medicamentos que tomam, os melhores horários, as relações entre um e outro e eventuais excessos". Bruna observou que, caso problemas sejam detectados, o farmacêutico pode procurar o médico responsável pela prescrição para rever o receituário.

Momento de fiscalizar

Para a conselheira eleita, a fiscalização do exercício profissional também estará em pauta quando estiver em atuação no CRF/SC. “Vamos fiscalizar e orientar aqueles que estão em atividades, mas não estão em dia com o Conselho. Também estaremos verificando carga horária, estabelecimento funcionando sem farmacêutico e mostrar a importância do Conselheiro para a categoria”, destacou.

Assista  a íntegra da entrevista no Programa de TV "Nossa Unesc":

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário