Farmácia

Setor farmacêutico em franco desenvolvimento abre cada vez mais espaço para profissionais graduados na Unesc

Setor farmacêutico em franco desenvolvimento abre cada vez mais espaço para profissionais graduados na Unesc
Egressos encontram oportunidades em mais de cem áreas de atuação e têm na Indústria um grande potencial (Foto: Divulgação) Mais imagens

A imagem do farmacêutico que atende ao público na Farmácia e orienta sobre o uso de medicações, embora de extrema importância, não representa a única opção de atuação do profissional. Ao cursar a graduação em Farmácia o egresso sai capacitado para a atuação em mais de cem diferentes áreas no país e no mundo. Na região Sul de Santa Catarina o mercado tem apresentado expansão e demonstra a necessidade de cada vez mais profissionais capacitados para o trabalho no setor.

As possibilidades de trabalho para o profissional farmacêutico englobam desde farmácias comunitárias, setor público, farmácia hospitalar, análises clínicas, setor de alimentos, cosméticos, indústria, entre muitos outros. Em se tratando do setor industrial, conforme a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, as opções ainda vão além e o farmacêutico poderá atuar na indústria de medicamentos, cosméticos, alimentos, na produção de suplementos alimentares ou ainda no setor de produtos de limpeza, por exemplo.

A chegada de novas indústrias na região e a expansão de negócios já instalados no Sul, de acordo com a coordenadora, torna o cenário ainda mais promissor para os estudantes e profissionais da área. “O setor está em franco desenvolvimento na região, norteando também o ensino de graduação na nossa Instituição para preparar o profissional para esta área tão valorizada. Na Indústria, ao mesmo tempo que que requer constante aprendizado, baseado em formação continuada intensa após a graduação, os profissionais costumam ser valorizados e receber bons salários, além de terem chances de progressão na carreira dentro das empresas”, aponta Silvia.

A grande valorização do farmacêutico industrial, de acordo com a coordenadora, se deve ao fato de sua alta qualificação dentro do mercado, fazendo com que esse trabalhador seja disputado por diversas empresas. “Essa formação se traduz em uma interessante noção de responsabilidade e integridade no campo de trabalho. Na mesma área existem várias outras possibilidades de atuação, como no setor acadêmico e na área de pesquisas dentro do próprio ramo da indústria”, acrescenta.

Ainda sob responsabilidade do profissional farmacêutico está a observação de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Federal de Farmácia, ou seja, a atuação envolve todas as fases da cadeia de produção de uma indústria, seja de forma direta ou indireta. “Essa é uma das oportunidades que envolve os profissionais formados em Farmácia, capacitados para inúmeras atividades em diferentes setores. Temos, no curso da Unesc, uma grande porta aberta para o mercado promissor que é o ramo farmacêutico”, aponta ainda Silvia.

Matrículas abertas

Para quem tem interesse na área e pensa em cursar uma graduação a hora é agora. O curso de Farmácia da Unesc está nos últimos dias de matrículas abertas para início das atividades ainda neste segundo semestre.

As inscrições para ingresso estão abertas e podem ser feitas por meio de histórico escolar com a possibilidade de bolsas de estudos.

Mais informações sobre o curso, as formas de ingresso e possibilidades de bolsas ou financiamentos podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2021 às 18:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário