Farmácia

Olhos para o futuro da profissão dão o propósito à formação em Farmácia na Unesc

Olhos para o futuro da profissão dão o propósito à formação em Farmácia na Unesc
Tecnologias, novos saberes e conhecimentos tradicionais se entrelaçam durante formação acadêmica (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Na medida que a tecnologia ultrapassa seus próprios limites, os profissionais e as profissões se transformam para atender as demandas e potencialidades do futuro. Na profissão de Farmácia não é diferente: velocidade, conectividade, acessibilidade à informação, automação, aplicações em tempo real, bio e nanotecnologia, e-commerce e controle digital dos estoques e processos constroem a Indústria Farmacêutica 4.0.  

Adentrar a este novo universo, desde a graduação, vai permitir acelerar o crescimento do mercado e da indústria e até abrir os horizontes do pequeno estabelecimento, criando múltiplos canais de atendimento e presença quando e onde o cliente desejar. Na Unesc, o curso de Farmácia tem acompanhado estes avanços tecnológicos e as oportunidades para a área farmacêutica no mundo atual e no futuro próximo. 

Essas mudanças têm impulsionado os professores a compartilhar e discutir com os acadêmicos sobre os próximos passos da profissão. “Aos farmacêuticos formados na Universidade é oportunizado o acesso ao conhecimento sobre as tecnologias aplicadas à prática profissional, que vem cada vez mais para agregar e facilitar o acesso à informação e que leva à sociedade um atendimento mais assertivo e facilitado”. 

A afirmação da coordenadora do curso, Silvia Dal Bó, conecta a formação universitária da profissão às tendências mundiais, entre elas a tão esperada Indústria Farmacêutica 4.0. Por mais que seja assunto abordado ao se olhar para o futuro, na Universidade já se faz presente na construção de competências. “Atualmente, existem aplicativos que fornecem inúmeros dados instantâneos a respeito dos medicamentos, exames laboratoriais, monitoramento de parâmetros bioquímicos e checagem de interações medicamentosas. Também são apresentadas novas tecnologias na área das análises clínicas e toxicológicas, com aparelhos de alta performance que permitem a realização instantânea de exames laboratoriais com baixo custo e pouquíssima amostra”, evidencia Silvia.

Além disso, outras tecnologias, como o uso de relógios que permitem monitoramento cardiovascular, calçados adaptados com dispositivo de rastreamento para pacientes com déficit de memória, entre tantas outras inovações são apresentadas e discutidas quanto às suas aplicabilidades no cuidado com o paciente. Sabendo dessa importância, os acadêmicos estão buscando por conta própria se apropriar das novidades, por meio de eventos e palestras promovidas por entidades da área e fomentadas pelo curso. 

Hoje, os acadêmicos de Farmácia são capacitados a avaliar a farmacoterapia dos pacientes com auxílio de aplicativos apresentados pelos professores. Aliado a isso, outras habilidades desejadas para o futuro são despertadas nos acadêmicos, como o relacionamento interpessoal e capacidade de comunicação, seja essa presencial ou virtual. “Outras competências subjetivas, como a empatia, a colaboração, trabalho em equipe, agregadas às novas tecnologia vem para reforçar a segurança do paciente, que é o grande beneficiário das ações do farmacêutico. Embora ainda haja resistência por parte de alguns profissionais da área quanto ao avanço tecnológico dos serviços, o curso instiga os acadêmicos a investir tempo e conhecimento nas novas tecnologias da área. Entendemos que os avanços tecnológicos irão contribuir e somar com o aprimoramento dos serviços clínicos farmacêuticos, inclusive de forma remota, como aponta o futuro da profissão”, completa a coordenadora. 

Estude no curso de Farmácia da Unesc

O curso de Farmácia da Universidade tem uma trajetória de duas décadas, marcada pela entrega social e a transformação de vidas. O profissional formado na graduação sai pronto para atuar dentro de uma das 135 especialidades farmacêuticas, tudo isso após vivenciar sua caminhada universitária em uma Instituição de excelência.

No campus da Unesc, os alunos estão em laboratórios gerais e específicos com o que há de mais moderno, vivem experiências conectadas à extensão e que proporcionam uma formação mais humana e também são instigados ao protagonismo na ciência, por meio da pesquisa.


Todos os diferenciais são reafirmados pelo conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação) que a Unesc ostenta desde o fim de 2019. Para saber mais sobre o universo de oportunidades que toma forma na Universidade, o futuro farmacêutico ou farmacêutico pode entrar em contato nos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 15:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário