Farmácia

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc
Evento ocorrerá até esta quinta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 10 anos da Farmácia Escola da Unesc estão sendo comemorados esta semana, ao longo da 19ª Jornada Acadêmica do curso de Farmácia. O evento, que ocorrerá de terça a quinta-feira (29 a 31/10), teve um momento especial na manhã desta quarta-feira (30/10), com direito a depoimentos de acadêmicos, professores e profissionais da área sobre o trabalho da Farmácia Escola, bolo e parabéns a você para marcar a primeira década de atividades do local, que atende cerca de 3.500 pessoas por mês.  

A Farmácia Escola foi inaugurada em 15 de setembro de 2009 e desempenha um importante papel social no munícipio de Criciúma, fornecendo medicamentos e orientação farmacêutica aos pacientes em tratamento de doenças crônicas e/ou raras. O local proporciona ainda, um ambiente para a formação dos futuros farmacêuticos do curso de Farmácia da Unesc, integrando o ensino e o serviço em situação real.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, afirmou que o trabalho da Farmácia Escola tem um reflexo na vida de pessoas que passam por problemas de saúde delicados. “Vocês que que trabalham ou vão trabalhar na área da saúde, imaginem o quanto nós temos que ser humanos e ter responsabilidade sobre cada paciente. Qualquer erro de avaliação, de tratamento e resultados pode impactar em uma vida. A responsabilidade é muito grande, mas a satisfação de ver a evolução do quadro da pessoa é indescritível”. Casagrande ainda citou a oportunidade que a Unesc proporciona aos seus estudantes, por meio da Farmácia Escola, aliar teoria e prática e da importância dessa parceria entre Universidade e poder municipal para a saúde.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, participou da criação da Farmácia Escola e agradeceu ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria de Saúde de Criciúma pela parceria nas atividades desenvolvidas pela Universidade. “Falar de Farmácia Escola para mim é motivo de alegria e emoção. Quando a gente pensou nela, a proposta foi trazer o modelo em parceria com as secretarias municipal e estadual. Não foi fácil, porque a Farmácia Escola desafia e desacomoda. Trabalhar com a vida real é mais difícil, mas agrega muito a formação. É no desacomodar que aprendemos. É com sentimento que ganhamos experiência”, afirma Indianara.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, salientou que o SUS (Sistema Único de Saúde) não apenas salva vidas, mas oportuniza possibilidades de trabalho e experiências para profissionais. “Se não tivermos o SUS, teremos dificuldade de realizar o trabalho em saúde e em saúde pública. E debater esse tema durante o evento é muito importante para colaborar com as políticas públicas”.

A coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, lembrou que mesmo que a época o MEC (Ministério da Educação) não exigisse que os cursos de graduação tivessem um espaço como a Farmácia Escola, a Unesc sempre entendeu esses locais como um importante espaço de formação acadêmica e de contribuição com a qualidade de vida da comunidade. “Isso vai refletir na sociedade quando tivermos profissionais com a marca Unesc atuando de maneira diferenciada no mercado. A gente faz a diferença lá fora porque aqui dentro temos oportunidade de desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico. A Farmácia Escola proporciona esse cenário”.  

A supervisora de Estágios da Farmácia Escola da Unesc, Larissa Oliveira de Batista, ressaltou o orgulho que a equipe do local tem. “São 10 anos de uma construção diária. Paramos e refletimos sobre a nossa prática, que é construída a várias mãos. Equipe técnica, usuários, que são nossa maior motivação, e setor público. Nossos alunos têm o privilégio de poder lidar com o cenário real do SUS, trabalhar com diferentes patologias e públicos, atuar no uso racional de medicamentos e fazer a diferença na vida das pessoas”.

O momento de comemoração ainda contou com a presença do presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Unesc, Igor Colombo e da representante da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Bruna Giassi Wessler, que deram as boas-vindas e agradeceram pelo empenho de acadêmicos e professores na realização da Jornada.

Jornada Acadêmica


Os trabalhos da Jornada Acadêmica seguiram nesta quarta-feira com a mesa-redonda “Atuação do Farmacêutico no SUS: Realidades e Desafios”, com a participação da servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Terra de Areia, Rio Grande do Sul, Patrícia Bobsin Teixeira Flores; com o responsável pela Assistência Farmacêutica de Içara, Fabrício Pagani Possamai; com a responsável técnica pela Farmácia Escola da Unesc, Heby Valnier Mariano; com a gestora da Assistência Farmacêutica de Criciúma, Queli Cristina Bitencourt Sostisso Seifert e com a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Urussanga, Gabriela Peraro Cemin. A mesa-redonda foi mediada pela professora Larissa Oliveira de Batista.

A 19ª Jornada Acadêmica tem como tema “Farmacêutico: Um mundo de possibilidades” e apresenta e debate as inúmeras possibilidades que a profissão oferece em diferentes cenários de prática. Entre as atividades promissoras que estão em destaque no mercado atual, que serão abordadas durante a jornada, estão a saúde coletiva, as práticas integrativas e complementares, análises clínicas e empreendedorismo.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2019 às 15:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário