Farmácia

Acadêmicos do curso de Design da Unesc desenvolvem organizadores de medicamentos

Acadêmicos do curso de Design da Unesc desenvolvem organizadores de medicamentos
Atividade em parceria com o curso de Farmácia instigou alunos a usarem criatividade em prol do benefício de pacientes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Estudantes da 4ª fase do curso de Design da Unesc apresentaram, na noite desta terça-feira (18/9), suas ideias para resolver uma demanda real levantada pelo curso de Farmácia e pela Farmácia Solidária da Universidade. Lidando com diversos casos de pacientes que têm dificuldade para organizar horários, quantidades e as medicações corretas a serem ingeridas, professores e colaboradores instigaram os acadêmicos de Design a utilizarem a criatividade para encontrarem soluções viáveis que pudessem colaborar com a rotina dos pacientes, especialmente os que precisam utilizar grande quantidade de medicamentos diariamente.

Com empenho e muita pesquisa, os estudantes colocaram a mão na massa, desenvolveram protótipos das suas ideias e os apresentaram, destacando seus objetivos, suas inspirações e os focos principais das suas invenções. O resultado foi uma gama de mais de dez ideias, com formatos, materiais, cores e funções das mais variadas, sempre com foco na segurança, praticidade e na organização do paciente.

Para o coordenador do curso, professor João Rieth, a tarefa lançada aos acadêmicos era difícil e ainda mais desafiadora por ser uma demanda real. “Eles pensaram, cada um com seu enfoque, pesquisa e metodologia, em formas de ajudar em uma situação tão necessária e emergente como a questão do controle dos medicamentos. Todos os olhares são válidos e, como destacado também pelas profissionais da Farmácia Solidária, podem colaborar com pacientes dos mais variados perfis”, salientou.

O desejo, conforme Rieth, é que as ideias possam ser levadas adiante para colaborar, na prática, com a vida das pessoas. “Tenho certeza de que o Design pode contribuir e muito nesse sentido. Podemos conversar para ver como seria a fabricação do material e até testá-los em um futuro próximo”, completou.

Quem encaminhou em sala de aula, o desenvolvimento dos organizadores de medicamentos foi o professor Fabio Brodbeck. De acordo com ele, o tempo para elaboração das ideias e colocação em prática foi curto e ainda assim os acadêmicos demonstraram empenho para encontrar as melhores soluções ao produto. “Sempre trabalhamos com empresas que trazem propostas, mas é especial realizar projetos que tragam a pegada social. Temos apreço por isso, até por se encaixar com o estilo de Universidade Comunitária. Projetos como esse tocam o coração das pessoas e tendem a fazer com que elas façam a diferença no desenvolvimento da atividade”, destacou.

Conforme a professora do curso de Farmácia, que também acompanhou o projeto desde a identificação da demanda e início da parceria entre os cursos, Zoé Paulina Feuser, os trabalhos dos acadêmicos resultaram em materiais que já poderiam ser utilizados na prática. “Achei muito bom que todos entenderam a essência e perceberam a complexidade desse processo de organizar os medicamentos. Os alunos estão de parabéns. Certamente já vamos utilizar algumas das ideias de forma adaptada dentro da nossa realidade”, comentou.

As criações apresentadas foram desde painel com imã, até caixa giratória, carteira especial e relógio com compartimentos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de setembro de 2018 às 15:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário