Farmácia

Professora da Unesc coordena projeto que beneficia pacientes de Criciúma

Professora da Unesc coordena projeto que

beneficia pacientes de Criciúma

 

Nos últimos anos, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os serviços clínicos farmacêuticos vêm ganhando espaço no Brasil. A partir de 2013, com a publicação das resoluções 585 e 586 do CFF, esses serviços foram regulamentados e ampliaram ainda mais as áreas de atuação do profissional Farmacêutico. Entre as ações propostas, estão a prescrição farmacêutica, a educação em saúde, a conciliação farmacêutica, ajuste da terapia medicamentosa, o seguimento farmacoterapêutico, entre outros. Entretanto, esses serviços exigem maior conhecimento técnico do profissional e treinamento de habilidades não exploradas anteriormente.

Diante disso, com o intuito de realizar treinamentos com os profissionais da Assistência Farmacêutica da rede municipal de saúde de Criciúma-SC, foi desenvolvido o projeto “Implementação dos serviços clínicos farmacêuticos na rede municipal de saúde” – este, uma Parceria entre a UNESC e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. Os treinamentos aconteceram durante os anos de 2016 e 2017 e contou com acadêmicos e professores do curso de Farmácia da UNESC e os profissionais da Assistência Farmacêutica de Criciúma.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Dra. Silvia Dal Bó, o principal beneficiado é o paciente, que ganha mais um profissional habilitado e capacitado para resolver os problemas relacionados aos medicamentos, especialmente àqueles que tomam muitos medicamentos (como idosos, e portadores de doenças crônicas). Além disso, toda a equipe de saúde também ganha, já que mais um profissional de saúde volta o olhar para o paciente crônico e polimedicado.

“O projeto se encerra agora, mas a parceria não, já que muitos profissionais ainda permanecem em treinamento junto à UNESC, e são parceiros em campos de estágio. Além disso, o CFF vem oferecendo cursos e oficinas de treinamento em todo o Brasil, inclusive com a equipe de Criciúma e região, o que reforça a importância do treinamento dos profissionais nesta área de atuação”, destaca.

O curso de farmácia é parceiro e incentivador de atividades como estas, uma vez que reforça a missão da Unesc. “Enquanto Instituição de Ensino, nós visamos à melhoria da qualidade de vida da comunidade, além de proporcionarmos a aproximação com o profissional farmacêutico, se tornando enriquecedor para professores, acadêmicos e futuros profissionais’’, finaliza Dra. Silvia.

Texto: Redação Portal Rio Maina
Fotos: Divulgação/PRM

13 de dezembro de 2017 às 11:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário