AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pipocando Empreendedorismo oferece imersão na Unesc Rincão

Pipocando Empreendedorismo oferece imersão na Unesc Rincão
Comerciantes e lojistas da cidade receberam preparação para atuar com bons resultados na alta temporada (Fotos: Daniela Savi / AgeCom) Mais imagens

O casal de empreendedores Jader Alves Bitencourt e Daiana Moura Rangel tinha muitos sonhos, planos e metas. Há 15 anos no ramo de fabricação de móveis sob medida e móveis para ambientes corporativos, viram no Balneário Rincão um futuro promissor. Naturais de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, resolveram abrir uma filial. A empresa, que está há cinco anos na cidade, vem crescendo e, para buscar mais desenvolvimento, emprego e rentabilidade, o casal entende que conhecimento é a chave do negócio. Pensando nisso, na noite desta quarta-feira (30/11) Daiana levou toda a sua equipe ao polo da Unesc, no Balneário Rincão, para o curso do Pipocando Empreendedorismo que teve como tema “Perspectivas para um time de alta performance em vendas”. O projeto integra o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e contou com a participação de diversos lojistas, comerciantes e empreendedores com foco na preparação para a alta temporada de verão que se aproxima.


“Para mim, foi uma experiência excelente, algo que estávamos esperando. Esse foi o primeiro de muitos”, comentou a empresária. Para ela, a qualificação é fundamental e necessária para o melhor atendimento aos clientes. “Precisamos qualificar tanto quem está chegando quanto para quem está no mercado de trabalho. Carecemos disso, e decidimos trazer toda a equipe porque o trabalho para ser resolutivo tem que ser em equipe. Vimos um futuro no Balneário Rincão e queremos desenvolver junto com o município”, argumentou.

 
Assim como Daiana, a gerente de uma ótica na cidade, Vanderleia Vitoretti, também aproveitou a oportunidade para ampliar os horizontes junto com a sua equipe de trabalho. “Para mim foi ótimo. Estamos sempre em busca de conhecimento para melhorar as nossas técnicas de venda e o nosso atendimento. Aprendi muitas coisas que ainda não conhecia, o que vai ser fundamental para o nosso trabalho. Queremos sempre dar o nosso melhor”, destacou ela, que tem mais de 20 anos de experiência na área. Vanderleia aproveitou, assim como os outros participantes do encontro, para solicitar mais cursos voltados para a área de vendas.


O grande resultado se deu também pelo volume de participantes, superando todas as expectativas do Núcleo de Empreendedorismo (NE) da Universidade. “Tivemos uma participação muito grande o que superou nossas expectativas. Essa imersão foi fundamental para que eles possam ofertar um atendimento de qualidade e conhecerem as técnicas existentes”, disse o coordenador Diogo Pereira Morais.

Negócios, empreendedorismo, aplicação de ferramentas que vão agregar no processo de contratação de pessoal, aprimoramento pessoal, perfil de capacidade e autoconhecimento fizeram parte da programação que durou, em média, três horas. “Foi uma grande troca de experiências, alinhando o empreendedorismo com a prática empreendedora. Tenho certeza que eles saem daqui colocando em prática já no dia de amanhã”, destacou Morais. “Ficamos mais felizes ainda porque eles querem outros cursos para o desenvolvimento de suas habilidades, o que nos motiva ainda mais”, acrescentou. 

 
Todo esse resultado aplicado no curso vai poder ser posto em prática no comércio local, como apontou a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Balneário Rincão, Julia Saneripp. “Essa parceria da Unesc, CDL e Prefeitura é muito importante porque, sem dúvidas, vamos melhorar o nosso comércio. Estamos tentando trazer esse tipo de ação para aperfeiçoar as vendas, a contratação e consequentemente conquistar os turistas e moradores para comprar no nosso comércio”, ressaltou.

 
Julia lembrou que a cidade conta com uma grande proporção de lojas, comércio, principalmente bares e restaurantes.


Preparação


Toda essa preparação para a alta temporada de verão, também foi enfatizada pela Secretária de Educação e Assistência Social do Balneário Rincão, Jucilene Fernandes, que participou da ação. Ela destacou ainda as atividades do Núcleo de Empreendedorismo e da importância do polo Unesc para essas importantes atividades em prol da comunidade.


“É uma forma de se preparar para muito bem receber o turista e os moradores. Esse período de pandemia fez com que muitas pessoas que veraneiam, permanecessem aqui. Isso é um reflexo na procura por matrículas e por imóveis, por exemplo”, argumentou.

Além disso, segundo ela, na temporada ocorre o aumento da população, e por isso é importante essa preparação e essa orientação para o comerciante, o lojista e o empresário.

 
Futuro


Outros cursos também já estão sendo pensados para o próximo ano, como contou o coordenador do polo do Balneário Rincão, Valdenir Barbosa da Cruz. “Esse foi nosso segundo ciclo de encontros. O primeiro foi voltado aos alunos do Ensino Médio com foco na orientação vocacional e profissional, durante encontro com o projeto de extensão PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Lideranças), que é vinculado ao Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e agora com lojistas e comerciantes com foco no atendimento para a alta temporada”, comentou.

 
Segundo ele, o objetivo é um encontro por mês envolvendo temas diversificados e que vão ao encontro com as necessidades da população. “É uma forma também de aproximarmos cada vez mais da comunidade, por sermos uma Universidade Comunitária, e oportunizar muito conhecimento, trazendo ainda o desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias, assim como essa”, enfatizou.


Oportunidades também para quem é bolsista


O bolsista Edemilson Mariot faz o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e participa das atividades colocando em prática tudo o que ele aprende em sala de aula, o que para ele, se torna uma grande oportunidade. 

 
“Como bolsista, estou tendo o contato com os aspectos práticos da profissão o que é fundamental. É um conhecimento adquirido na prática e ser bolsista me dá essa possibilidade, o que me agrega muito na formação”, mencionou. Mariot também faz parte da equipe do Núcleo, levando conhecimento para os participantes.


Objetivos do Pipocando


O Pipocando Empreendedorismo tem o objetivo de oportunizar espaços para reflexões sobre a liderança empreendedora, geração de ideias e ampliação de networking.


Trata-se de um programa que oportuniza uma formação paralela, além do ensino superior e pós-graduação. São momentos em que o participante amplia sua rede de relacionamento, além de agregar valor à sua formação, por meio da participação em cursos de curta duração, palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, entre outras formas.


Também é um espaço onde profissionais que queiram socializar seu talento, podem inscrever propostas para oferecer, de forma gratuita, palestras, minicursos, oficinas, roda de conversas, imersões que estejam alinhadas aos cursos de graduação e pós-graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de dezembro de 2021 às 13:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário