AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

CER II da Unesc fará parte da Rede Cegonha de Criciúma

CER II da Unesc fará parte da Rede Cegonha de Criciúma
O anúncio oficial acontece no início do mês de dezembro(Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc passa, a partir de agora, a compor o Protocolo de Assistência à Gestação, Parto, Puerpério e Crianças de 0 a 24 meses (Puericultura),  do programa Mãe Coruja da Secretaria Municipal de Saúde, voltado para o acompanhamento das gestantes e puérperas de Criciúma. O anúncio oficial acontece nesta quarta-feira (1/12), pelos representantes do Grupo Condutor da Rede Cegonha do município.

A novidade veio à tona dentro do encontro para a atualização do Protocolo do Programa Mãe Coruja, realizado na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), na quinta (25) e sexta-feira (26/11) da última semana. A reunião foi promovida pelas Redes Cegonha e de atenção à Saúde da Mulher e organizada pela enfermeira Lucimara Nunes Ferreira

No encontro, a fonoaudióloga Leyce dos Reis e a assistente social Priscila Cardozo apresentaram o Serviço de Estimulação Precoce que o CER II oferece para as crianças de 0 a 3 anos que possuam alguma lesão neurológica ou que seja observado algum atraso no desenvolvimento global. 

Outra conquista proposta pelas profissionais da Unesc foi a estruturação, através do Grupo Condutor da Rede Cegonha, de um grupo de trabalho (GT) para estudos sobre as deficiências adquiridas. Com isso, o CER poderá realizar, com as crianças atendidas de 0 a 3 anos, um estudo aprofundado das deficiências adquiridas nesse período. Isto ajudará os profissionais a identificar as fragilidades do pré-natal, dos cuidados da gestante e evitar assim que as crianças adquiram essa deficiência e que, dessa forma, tenham uma melhor qualidade de vida.

Segundo a fonoaudióloga da Unesc, o CER II disponibiliza para essas crianças, um  atendimento multiprofissional, com equipe de vários especialistas e após um determinado período, ela é encaminhada para a rede de atendimento. “Para nós do CER II esses momentos são importantes, porque a gente fortalece uma rede de serviços e garante realmente o direito à saúde das pessoas com deficiência. O avanço que obtivemos com a nossa participação, nessa atividade, foi de que, a partir de então, o Cer passa a compor esse protocolo”, relatou Leyce.

Para a coordenadora do CER II, Mágada Tessmann, o Centro precisa estar inserido nesses espaços uma vez que ele trabalha com pessoas com deficiência física e intelectual, neste caso no intelectual de crianças de 0 a 3 anos.

“É muito importante a nossa presença nesses encontros, apresentando nosso trabalho. Na semana passada também estivemos presentes em um evento promovido pela Universidade do Planalto Catarinense, a Uniplac, onde todos os Centros falaram um pouco sobre como é a dinâmica do atendimento. A partir disso, também aprimoramos nossos conhecimentos para que as crianças  com deficiência intelectual de 0 a três anos, que precisam ser estimuladas, tenham melhor qualidade de vida”, explicou.

O que é a Rede Cegonha

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

São quatro os componentes da Rede Cegonha:

I - Pré-natal;
II - Parto e nascimento;
III - Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e
IV - Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

(Com informações da Secretaria de Atenção Primária à Saúde - SAPS, do Ministério da Saúde)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 09:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário