AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Congresso Ibero-Americano debate internacionalização no ensino superior

Congresso Ibero-Americano debate internacionalização no ensino superior
Professores convidados abordaram aspectos da internacionalização solidária e da subordinada (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A programação do 4º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, segue com debates pertinentes à educação superior e à sociedade. Na mesa redonda da manhã desta quarta-feira (25/8), os professores doutores convidados debateram com o público o tema “Internacionalização Solidária ou Internacionalização Subordinada”.

A mesa redonda teve a participação da doutora em Ciências Sociais, pesquisadora do Conselho Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e professora da Universidade de Buenos Aires, Daniela Vanesa Perrotta; da doutora em Educação, coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior da PUC/RS e professora da mesma instituição, Marília Costa Morosini; e do doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação, coordenador do grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania e professor da Universidade de Caxias do Sul, Danilo Romeu Streck.

A mediadora do debate, professora doutora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unesc, Graziela Giacomazzo introduziu o tema, explicando que a sugestão da mesa redonda foi problematizar de forma crítica os caminhos percorridos e a percorrer no que se refere à internacionalização nas instituições de ensino superior, buscando refletir concepções e conceitos no contexto das universidades, internacionalizações possíveis que estão em curso e experiências na área.

A professora da Universidade de Buenos Aires afirma que a internacionalização solidária está vinculada à melhoria da soberania e autonomia universitária, científica e tecnológica e que uma das ferramentas para alcançar é a integração regional. “A internacionalização solidária se relaciona com integração regional, desenvolvimento sustentável, integral e inclusivo, ação e princípio da solidariedade e autonomia política. E não podemos esquecer que o direito à educação superior como bem público que o Estado deve garantir também permeia a internacionalização solidária”, afirma Daniela.

Já Marília, trouxe reflexões sobre o campo científico e como a sua análise é primordial para assuntos relacionados às universidades. Segundo a professora da PUC/RS, a internacionalização da educação superior ocorre nos níveis global, nacional, regional e institucional e pode se tratar de internacionalização integral, transfronteiriça, integração solidária, currículo e em casa (intercâmbio virtual). “O campo da internacionalização do ensino superior é movimento. O que nos move é realmente aquilo que chamamos de internacionalização para a integração solidária e que precisa ter a perspectiva da interculturalidade, compreendida como o respeito ao outro e não simplesmente aceite”.

Streck abordou as diferenças entre a internacionalização solidária e a subordinada e salientou alguns pontos entre elas. Segundo ele, especialmente nas universidades da América Latina ainda há fortes indícios da chamada internacionalização solidária, como: fluxo desigual de estudantes e pesquisadores (há poucos alunos e docentes de outros países nas universidades latino-americanas); predomínio da perspectiva eurocêntrica nas referências acadêmicas (são referências consideradas mais fortes, mesmo que nos países de origem sejam autores pouco conhecidos); acesso desigual a fontes de pesquisa devido à fatores econômicos e linguísticos; proficiência linguística insuficiente em algumas áreas para fazer a apropriação de fontes internacionais; e reduzida repercussão em outros continentes da produção acadêmica da América Latina.

O Congresso segue até sexta-feira (27/8) com conferências, mesas redondas, grupos temáticos e lançamentos de obras. Todo o evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube da Unesc TV e ficará disponível no canal.

Confira a programação e participe dos debates

Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de setembro de 2021 às 09:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário