AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc inicia semestre letivo na próxima semana com aulas híbridas e presenciais

Unesc inicia semestre letivo na próxima semana com aulas híbridas e presenciais
Todos os cursos e fases contarão com ao menos dois ou três encontros por semana com possibilidade de presencialidade (Fotos: Mayara Cardoso/ Arquivo) Mais imagens

O início das atividades na Unesc neste segundo semestre de 2021 acontece na próxima segunda-feira (2/8). No primeiro dia de aulas retomadas em Graduação presencial, Unesc Virtual e UnescTec os encontros serão realizados de forma 100% online, porém ao longo do semestre essa não será a realidade. Preparada para receber os estudantes, a Unesc oportunizará que todos os cursos e fases contem com ao menos dois a três encontros por semana com possibilidade de atividades presenciais neste semestre.

A orientação da Instituição é de que os estudantes participem atentamente do primeiro dia de atividades, no qual os coordenadores de cada curso farão programação em Google Meet para acolher os acadêmicos, calouros e veteranos, e informar quais as disciplinas serão híbridas, práticas, presenciais e online.

Conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, ao possibilitar que todas as fases ofereçam disciplinas com presencialidade nas quais o estudante poderá optar pelo ensino remoto (online) ou presencial, a Unesc está dando mais um passo em sua organização e adequação ao período de pandemia. “Temos nos reinventado e aprimorado nossa organização acadêmica a cada novo cenário que se apresenta. Desta vez, diante da realidade da nossa região e sob todos as medidas de proteção determinadas pela nossa Sala de Situação, avançamos e garantimos a possibilidade de maior presencialidade, caso o aluno se sinta seguro e tenha condições seguras de vir até o campus, a partir de rodízio”, explica.

Entre as recomendações da Sala de Situação Covid 19 Unesc, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, está o funcionamento dos restaurantes e cantinas, com espaços devidamente delimitados, assim como a orientação de que os estudantes se dirijam diretamente para as salas de aula ao chegarem na Universidade e evitem circular pelos corredores sem necessidade, medidas já adotadas ao longo dos meses de pandemia. “Para garantir o cumprimento das orientações temos uma equipe de monitores divididos entre os espaços do campus e preparados para aferir temperaturas, alertar e orientar”, completa o diretor.

Quanto ao transporte dos estudantes até a Universidade, as medidas de prevenção da Instituição incluem o contato com cada um dos municípios próximos para validação das orientações de distanciamento, uso de álcool 70% e máscaras. Os acadêmicos que não contarem com o transporte público para deslocamento poderão acompanhar as aulas de forma remota e, conforme Marcelo, terão seus casos avaliados pelos coordenadores individualmente de forma a garantirem a reposição das atividades presenciais assim que possível.

Ainda com foco na garantia das condições de aprendizado, a Unesc segue disponibilizando computadores e modens de internet móvel para os estudantes que tenham necessidade de tal suporte para acompanhamento das atividades. “Este tem sido um dos grandes diferenciais da Unesc, além de toda a preparação em biossegurança e a qualidade do ensino. Trata-se de um grande investimento da Instituição, que confere, a cada medida adotada, seu caráter humano e comunitário”, acrescenta o diretor.

No caso do curso de Medicina as orientações para o semestre apontam que as atividades de tutorial serão presenciais da 1ª a 8ª fase, assim como as disciplinas práticas, conforme rodízio entre a turma. Já os componentes curriculares teóricos destas mesmas fases terão atividades online em modo síncrono, ao vivo. Já no período de internado, de 9ª a 12ª fase, as aulas práticas serão 100% presenciais.

Os estudantes que tiverem dúvidas sobre os protocolos e orientações podem entrar em contato com a Universidade por meio dos coordenadores de curso ou pelo Whatsapp (48) 99644-1887, selecionando a opção de “Suporte online ao aluno”.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2021 às 20:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário