AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc com inscrições abertas para novos alunos

Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc com inscrições abertas para novos alunos
Candidatos podem optar por três linhas de pesquisa (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A saúde coletiva é uma área abrangente e tem como campo de estudo a saúde pública, investigando as causas das doenças e encontrando meios de planejar e organizar os serviços de saúde. Na Unesc, a área possui um espaço especial, com o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que além de colaborar para a qualificação dos serviços, gestão e atendimento em saúde, ao formar profissionais sanitaristas, desenvolve pesquisas envolvendo a comunidade regional – como por exemplo, as pesquisas em municípios do Sul catarinense para avaliar a saúde física e mental da população durante a pandemia de Covid-19.

O PPGSCol oferece o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, com ênfase em estudos e técnicas voltadas ao desempenho profissional. Ele tem área de concentração “Gestão do Cuidado” e ao longo de seus seis anos de existência, vem contribuindo de diferentes maneiras com a comunidade, tendo formado profissionais que atuam na gestão dos serviços de saúde e na assistência direta ao usuário do serviço de saúde coletiva.

“O programa realiza diversas atividades voltadas ao serviço de saúde da região, especialmente do Sul catarinense e do Norte gaúcho, que impactam positivamente a vida e saúde das pessoas. O PPGSCol possui parcerias com serviços de saúde e instituições nacionais e internacionais e em 2020, atuou fortemente em ações de combate à pandemia e entendimento do que estamos vivendo, auxiliando secretarias de saúde, fazendo assessoria para serviços de saúde e pesquisas de base populacional. A pandemia tem reforçado a importância de se ter profissionais com formação em saúde coletiva e de se ter um Sistema Único de Saúde forte. A formação na área da Saúde Coletiva é extremamente importante para um SUS fortalecido”, afirma a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Damiani Tomasi.

O PPGSCol da Unesc tem parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais, como a Universidade Federal do Rio Grande (Furgs) e internacionais, como a London School of Economics and Political Sciences (Escola de Economia e Ciência Política de Londres).

Mestrado em Saúde Coletiva com nova turma

O PPGSCol da Unesc já formou 70 profissionais e está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso de uma nova turma no Mestrado em Saúde Coletiva. Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para realizar a inscrição pelo e-mail ppgscol@unesc.net.

Os candidatos terão três linhas de pesquisa para escolher:

Educação e Gestão do Trabalho na Saúde – Pesquisa as relações que se estabelecem entre a educação e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente em saúde, entendendo-a como ferramenta pedagógica e de gestão do trabalho. Estuda os processos de ensino-aprendizagem com base nos cenários de práticas e nas políticas de saúde, buscando a inter-relação do ensino formal com os espaços de trabalho em saúde, com base no sistema de saúde do país. Contempla estudos referentes a redes de atenção à saúde, processos de trabalho e o trabalho em saúde, gestão e planejamento do trabalho e dos serviços de saúde, educação em saúde, educação no trabalho, tecnologias de educação e gestão em saúde, e, avaliação dos serviços e da gestão em saúde.

Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde – Desenvolve atividades como pesquisas de base populacional. A linha utiliza ferramentas da Epidemiologia para a tomada de decisões no âmbito da gestão e da assistência à saúde. Estuda ainda temas como desigualdade em saúde, acesso e utilização do serviço em saúde, saúde do trabalhador e saúde materno-infantil.

Promoção da Saúde e Integralidade do Cuidado – Esta linha de pesquisa trabalha com temáticas na área de saúde coletiva com ênfase em programas e políticas de saúde com a utilização de medicamentos, desigualdades sociais e violência nas suas diversas formas.

Mais informações sobre o processo seletivo  

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de fevereiro de 2021 às 14:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário