AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala dos Municípios oferece interligação dos serviços da Unesc com a região

Sala dos Municípios oferece interligação dos serviços da Unesc com a região
Lideranças municipais encontram no setor o caminho para parcerias importantes com a Universidade (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A atuação da Unesc no desenvolvimento dos municípios em seu entorno é uma realidade há mais de 52 anos, desde a criação da então Fundação Educacional de Criciúma, a Fucri. De lá para cá a Universidade tem sido força atuante no desenvolvimento de todas as áreas na região, já que forma profissionais qualificados em mais de 60 cursos, nas mais diversas áreas do conhecimento, além de levar conhecimento e cidadania à toda a comunidade.

Um dos elos que colabora na relação direta da Unesc especialmente com os municípios do Sul de Santa Catarina é a Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes. O setor, que em 2019 foi repaginado e recebeu o nome de sua fundadora, tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade. Por intermédio dele, a intenção é unir cada vez mais a região com todo o potencial disposto na Instituição.

Entre os principais projetos viabilizados por meio do setor, hoje comandado pelo coordenador Dorvanil Vieira, está o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. Protagonizado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, o projeto, assim como outros desse tipo, é iniciado através de parcerias firmadas entre municípios ou associações com a Sala dos Municípios, representando a Universidade.

Conforme Dorvanil, o contato com lideranças e agentes de municípios da Amrec, da Amesc e da Amurel é constante e fundamental na viabilização de ações, das mais simples até as mais complexas. “Temos, na Sala, um caminho muito próximo até os municípios e eles até nós. São contados constantes, sejam com orientações sobre os serviços oferecidos pelas Clínicas Integradas, até sobre parcerias em projetos pontuais junto à comunidade ou acordos de cooperação mais complexos e duradouros. A Sala dos Municípios é o portal para as grandes ações em conjunto com a Unesc”, resume.

Dentre a gama de oportunidades abertas por meio do conhecimento técnico da Universidade à disposição da administração pública por meio de parcerias ou prestação de serviços estão ainda, por exemplo, a organização e realização de concursos públicos, por meio de setor específico dentro da Instituição. “Além disso, o corpo técnico da Unesc é apto a colaborar em apoio na captação de recursos, na elaboração de projetos estruturantes além do apoio na realização de eventos interinstitucionais”, acrescenta o coordenador.

Além da atuação junto ao poder público, de acordo com Dorvanil, um dos principais atributos do setor tem sido a interlocução com o mercado externo como forma de levar também ao setor privado a qualificação que ele precisa. “Levamos as opções do programa Unesc Corporativa, que oferece qualificações específicas para as demandas que cada organização precisa. É um produto sob medida que se encaixa à necessidade da empresa e traz benefícios para colaboradores e gestores”, detalha.

Para entrar em contato com a Sala dos Municípios da Unesc, conhecer melhor as oportunidades disponíveis e debater propostas os agentes municipais podem agendar uma visita por meio do telefone (48) 99185-0770.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de janeiro de 2021 às 14:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário