AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sandro Ressler inicia 2021 à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Içara com metas traçadas

Sandro Ressler inicia 2021 à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Içara com metas traçadas
Professor e funcionário da Unesc, profissional buscará na Universidade o apoio para qualificar a gestão (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

Uma vida dedicada à saúde e à educação levou o professor e funcionário da Unesc, Sandro Ressler, ao desafio de liderar a Secretaria Municipal de Saúde de Içara. Com a posse oficial da prefeita Dalvania Cardoso e do vice Jandir Soratto, nesta sexta-feira (1º/1), o profissional já inicia a gestão com objetivos definidos: valorizar o profissional, elevar a qualidade no atendimento ao público e agilidade na resolução dos processos. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, vê com bons olhos que profissionais ligados à Universidade integrem cargos gerenciais na região. Além da expertise construída, possibilita um maior contato entre poderes municipais e Universidade. “Sandro é um egresso da Instituição que tornou-se professor. Foi meu aluno na graduação e também no mestrado. Um excelente profissional que reúne habilidades e competências para a gestão de pessoas e na organização dos serviços. Se fizer bom uso de todo o conhecimento que possui, fará uma grande administração. Tem forte interlocução com todas as áreas da Unesc na saúde, o que lhe confere a possibilidade de implantar grandes projetos no município”, destaca. 

Alinhada aos objetivos já apontados por Ressler, Luciene acredita que serão atingidos. “Ao lado da correta aplicação dos recursos, deve preocupar-se com as pessoas. Estas devem ser o foco do seu trabalho. Acredito na capacidade de trabalho do Sandro. Estamos apostando muito no seu sucesso. É funcionário de carreira de Içara e portanto conhece bem o que é preciso fazer para engajar e valorizar os trabalhadores da área da saúde. Desejamos êxito em sua nova jornada”, enfatizou.

Mestre em Saúde Coletiva, Ressler coloca à disposição do município sua experiência profissional em saúde e também a expertise obtida para a gestão de pessoas e de serviços, lapidados durante sua trajetória na Universidade. “Trago da Unesc todo o conhecimento adquirido no ensino, na pesquisa e na extensão. Também ofereço toda a formação técnica e interdisciplinar em saúde presente nos cursos da Universidade e a qualificação da gestão, obtida no convívio com os diversos agentes que formam a estrutura da Instituição, desde a gerência de pessoas aos serviços”, explica o secretário.

Ao assumir a Secretaria, o professor da Unesc será afastado de funções, podendo ser reintegrado a qualquer momento após deixar suas responsabilidades com o município ou situações similares. Ainda assim, Ressler será figura presente na Universidade, já que vislumbra parcerias e trabalhos em conjunto. “Seremos grandes parceiros da Unesc. Usaremos os conhecimentos desenvolvidos na Universidade na nossa gestão e procuraremos convênios e troca de informações entre os mais diversos serviços. Será um grande contato entre a gestão pública e Instituição de Ensino, também gerando possibilidades para a atuação dos profissionais formados”, destaca.

Serenidade e decisões assertivas para vencer o momento de pandemia

O desafio de assumir a saúde pública de um município foi potencializado pelo momento pandêmico. A resposta para superar, conforme Ressler, é um trabalho focado no cuidado às pessoas, bom senso e fé. “Temos que acreditar que as coisas vão melhorar e que a vida voltará ao normal. A nossa atuação será pautada na prevenção, na educação em saúde, tratamento precoce e adequado e uma testagem melhor organizada dos pacientes e casos suspeitos”, detalha. 

Outros pontos de atenção são: a preparação para a chegada da vacina, para realizar um processo de imunização da população seguro e ágil, e a reabilitação de pacientes curados, com serviço que deve ser implantado, junto a outros, por um comitê gestor com profissionais especialistas. 

Propostas para a gestão em saúde:

  • Pronto atendimento pediátrico no Hospital São Donato;
  • Programa Melhor em Casa, que levará mais atendimentos à pessoas em casa;
  • Extensão dos horários nas unidades de saúde em regiões afastadas do centro;
  • Valorização dos profissionais; 
  • Eficiência nas ações;
  • Ampliação de atendimento em unidades de saúde;
  • Zerar filas de consultas nas especialidades e exames;
  • Remodelagem dos serviços voltados à saúde mental;
  • Projeto Sorriso Saudável, com atendimento em Odontologia;
  • Iniciativas de promoção de saúde e prevenção de agravos nas patologias crônicas.


Formação e trajetória na educação

Graduado em Fisioterapia na Unesc em 2002, Ressler buscou a especialização na Pós-Graduação em Ciências do Esporte e da Saúde em 2007 e o mestrado profissional em Saúde Coletiva em 2017, novamente na Unesc.  Sua primeira experiência como professor foi  em 2013, ainda como substituto. Três anos depois, em 2016, passou a ser docente titular das disciplinas de Fisioterapia em Traumato Ortopedia, Reumatologia e Biomecânica e Supervisor de Estágios na Clínica Integrada da Universidade e no Hospital São Donato.

Em 2020, assumiu o desafio de liderar o Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia da Universidade.

Experiência profissional

Logo após a formatação, buscou empreender e se tornou o sócio proprietário da Fisioclinica Içara, em 2003. No mesmo ano, ingressou no Hospital São Donato, atendendo às diversas necessidades na enfermaria geral e pediatria e se tornando o responsável técnico pela Fisioterapia, responsabilidade mantida até hoje. Em 2008 se tornou o primeiro fisioterapeuta efetivo do quadro funcional da Prefeitura de Içara 2008. Entre 2007 e 2008 foi delegado regional do CREFITO 10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região).

Atuou também, em 2015 e 2016, como coordenador  do Setor de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Içara, quando fundou o Cefito (Centro Municipal de Fisioterapia e Traumato Ortopedia). Ressler também liderou a implantação do serviço de Fisioterapia na UTI do São Donato em 2019 e a criação da UTI COVID-19 em 2020.

O novo secretário é fundador da ABRAFITO (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopedica). Hoje é membro titular e tem uma cadeira no Conselho de Ética da Associação, assim como também atua como presidente da Regional de Santa Catarina. Em Içara, foi conselheiro municipal de Saúde desde 2009, com cadeira específica para a Fisioterapia. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de janeiro de 2021 às 13:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário