AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos da Escola de Comunicação Criativa da Unesc desenvolvem planejamento estratégico de comunicação para instituições sociais

Alunos da Escola de Comunicação Criativa da Unesc desenvolvem planejamento estratégico de comunicação para instituições sociais
Amigo Bicho, Amovi (Associação Amor a Vida) e Lar de Auxílio ao Idoso Feistauer acolheram os estudantes da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O conhecimento construído na Unesc vai para além dos muros do campus e impacta positivamente a sociedade. Essa é a essência de uma Universidade comunitária, que relaciona o mundo real à vivência acadêmica dos estudantes logo nas primeiras fases. Um bom exemplo desta conexão entre produção científica e engajamento da informação em favor da sociedade foi experienciado pelos alunos da primeira fase dos cursos da EcoCria (Escola de Comunicação Criativa). A proposta, que tomou forma completa nesta segunda e terça-feira (15 e 16/12), foi desenvolver o planejamento de comunicação de instituições de cunho social, com a identificação de potencialidades e visão para curto, médio e longo prazo.

O desafio foi posto na disciplina “Planejamento em Comunicação e Marketing”, ministrada pela professora doutora Roberta Manica para as turmas de Comunicação Digital, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Além das aulas teóricas, para a condução de todas as fases do planejamento, os alunos escolheram uma instituição social para executar o projeto prático e trabalhar durante todo o semestre.

Divididos em três equipes interdisciplinares, foram escolhidas a ONG (Organização Não Governamental) Amigo Bicho, Amovi (Associação Amor à Vida) e o Lar de Auxílio ao Idoso Feistauer. “A intenção não era apenas solucionar questões estratégicas organizacionais, mas iluminar e dar visibilidade à missão de cada uma. Mais do que pesquisas e leitura de cenário, os alunos se superaram no trabalho em equipe, resiliência diante das circunstâncias pandêmicas, pró-atividade e empatia. Como adiantei a eles no primeiro dia de aula, não é uma disciplina, é uma experiência de encontro com o outro que levarão para sempre nas suas trajetórias de vida”, enfatizou a professora.

O comprometimento das equipes foi tamanho que alguns estudantes seguirão auxiliando as instituições. Foi o caso da equipe responsável pela ONG Amigo Bicho. Emerson Fernandes e seus colegas pensaram, a curto prazo, na confecção de calendários para a comercialização e algumas outras ações pontuais. Mas eles querem ir além, e a partir do fim deste semestre passam a fazer parte da organização. “Essa primeira experiência como estudante da Unesc foi incrível. Saímos um pouco da zona de conforto e trabalhamos pela questão social, sem a visão do lucro e ajudando uma instituição que tanto necessitava”, destacou Fernandes.

Segundo o aluno, a construção do plano se desenvolveu de forma harmônica, usufruindo das qualidades de cada integrante da equipe. “As experiências com os colegas e com a professora vão ficar marcadas nas nossas vidas. Tanto para mim, quanto para os meus colegas, foi algo que vai acrescentar muito a nossas vidas. A Amigo Bicho vai ficar para sempre com a gente. A confecção destes calendários era um sonho deles, e quando chegamos com essa proposta nos abraçaram de uma forma especial, o que fez com que tivéssemos mais vontade ainda de contribuir”, afirmou o estudante.

Os resultados positivos desta conexão logo foram percebidos, como relata a vice-presidente da Amigo Bicho, Kariny Piovesan Teixeira. O sonho de confeccionar um calendário sempre esbarrou nas questões financeiras, mas agora é realidade e teve custo zero. O saldo arrecadado até o momento será utilizado para sanar as contas. “Com bastante dívidas em clínica veterinária, e sem estrutura, ficava praticamente impossível tirarmos as fotos, de criarmos uma arte legal, e de produzirmos os mesmos. Quando eles vieram com essa iniciativa nós, voluntários, adoramos e tentamos ajudar de todas as formas possíveis”, comemorou.

Mais do que o resultado financeiro, o projeto também trouxe novos ares. Em março de 2021 a ONG Amigo Bicho completa 10 anos de fundação e inicia uma nova década com esperança e propósito. “Veio em uma ótima hora. É muito importante a ajuda das pessoas nessa causa que ainda é tão desvalorizada. Quanto mais união em prol de ajudar os animais, mais conseguiremos salvar vidinhas indefesas. Ficamos muito felizes com a ajuda, em nome da nossa entidade, da Sophia, nossa mascote especial, e de todos os animais que serão salvos por meio desse projeto”, completou Kariny.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2020 às 16:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário